MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Terminal de ônibus de SP é tomado por jovens dependentes de drogas que causam 'efeito zumbi'

Consumo dessas drogas gera uma preocupante epidemia entre os jovens, com consequências devastadoras. Entenda o 'efeito zumbi' e o que são as drogas 'K'

Efeitos exatos e os riscos associados ao uso de drogas 'K' permanecem incertos
Efeitos exatos e os riscos associados ao uso de drogas 'K' permanecem incertos - Reprodução/Profissão Repórter
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/10/2023, às 22h16 - Atualizado em 28/10/2023, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um terminal de ônibus em São Paulo, a estação do metrô Corinthians-Itaquera, na Zona Leste da cidade, tem sido palco de uma situação preocupante de saúde pública. Vários jovens dependentes das drogas conhecidas como "K", que causam "efeito zumbi", podem ser vistos com mais frequência no local. 

Essas substâncias, popularmente denominadas de “K”, contêm canabinoides sintéticos, compostos que afetam o cérebro semelhantemente à maconha, mas que não têm origem na planta. O consumo dessas drogas gera uma preocupante epidemia entre os jovens, com consequências devastadoras.

O Profissão Repórter, da TV Globo, teve a oportunidade de conversar com alguns dos usuários nesse local. Um deles descreve a experiência: "Comecei [a fumar] através de amigos. Já tentei parar. A abstinência foi tão forte que eu sentia dores na barriga. Eu vomitei verde, passei mal. Tive que ir até no médico."

Outra pessoa afetada pelas drogas "K" compartilhou: "Tenho 23 anos, sou mãe de 3 filhos. Eu não aguento mais. Já faz quase uns 2 anos que eu uso essa droga. Essa droga faz a gente ser escrava." 

Efeitos exatos e os riscos associados ao uso de drogas 'K' permanecem incertos

O perito criminal, Emerson Oliveira, destacou que devido à falta de estudos sobre essas substâncias, os efeitos exatos e os riscos associados ao seu uso permanecem incertos. "Existem mais de 300 substâncias nas famílias dos canabinoides, e não existem estudos sobre os efeitos dessas substâncias. Acredito que de dois anos para cá, tem sido comum encontrar fetanil e outros opioides misturados às drogas K", disse o perito. 

O fentanil, um dos componentes frequentemente associados a essas substâncias, é um dos analgésicos mais potentes na classe dos opioides, agravando ainda mais os riscos para os usuários e tornando a situação ainda mais complexa e perigosa.

Por que 'efeito zumbi'?

As drogas 'K' causam o efeito zumbi por meio da ação de seus componentes sobre o sistema nervoso central. Essas substâncias atuam sobre os receptores de canabinoides, encontrados no cérebro e em outras partes do corpo. Quando os canabinoides sintéticos se ligam aos receptores de canabinoides, eles causam uma série de efeitos, incluindo:

  • Depressão do sistema nervoso central
  • Alterações na percepção
  • Perda de coordenação motora
  • Desorientação
  • Confusão

Em alguns casos, o uso de drogas K pode levar a um estado de catatonia, no qual o usuário fica imóvel e inexpressivo, como um zumbi. Esse estado é causado pela depressão do sistema nervoso central, que afeta a capacidade do usuário de se mover e se comunicar.

Além disso, as drogas K também podem causar alucinações e psicose. Essas alterações na percepção podem fazer com que o usuário veja, ouça, sinta ou cheire coisas que não existem. Os efeitos das drogas K podem ser graves, incluindo morte. Por isso, é importante evitar o uso dessas substâncias.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.