MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Título de eleitor: veja prazo final para participar das Eleições 2022. Saiba como emitir

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa que o prazo final para participar das Eleições 2022 será até o dia 04 de maio

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/04/2022, às 12h13

TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - Divulgação TSE
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa que o prazo final para participar das Eleições 2022 será até o dia 04 de maio. Dessa forma, você tem até essa data para regularizar a situação junto ao TSE, seja para fazer o título de eleitor ou para resolver alguma pendência junto ao órgão. 

Em 2022, a emissão do título de eleitor pode ser feita de forma gratuita e em um processo totalmente virtual. Isto é, não é preciso ir até um cartório eleitoral da sua região. Basta apenas acessar o portal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na plataforma chamada Título Net.

Para tirar o título de eleitor, bastam três documentos: comprovante de residência atualizado, documento de identificação oficial com foto e certificado militar, apenas para homens que têm entre 18 e 45 anos. Mas não é preciso tirar uma cópia e enviar para os Correios, uma vez que o sistema autoriza somente a foto da documentação. 

Além disso, você precisa fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Confira como emitir o título de eleitor

Com as fotos em mãos, entre no Portal do TSE e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições”. Após isso, procure o menu “Tire seu título – Título Net”, no final da página à esquerda (onde há uma imagem de uma mão segurando um título). É nessa página que você vai ter acesso aos principais serviços do título eleitoral.

No final da próxima tela, vá no menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento”.

Após isso, selecione o estado e confira a lista de documentos necessários (que já foram citados aqui no começo desta matéria) e clicar em “Próximo”.

Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”. Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios.

A próxima etapa é a de envio da documentação. Isso deve ser feito na parte que está logo abaixo desse formulário. Lembra as fotos dos documentos e da selfie? Agora é o momento de utilizá-las! Basta selecionar o documento que você vai incluir e clicar na parte “Selecionar arquivo”. Quando você inserir todos os documentos necessários, finalize o processo.

Concluída a solicitação, é só ficar de olho. Você pode acompanhar o requerimento lá no final da página inicial do Título Net (aquela que você entrou para iniciar o processo).

Quando o processo for concluído, não fique esperando o documento em casa. Afinal, agora é tudo digital. Ao fazer a consulta, você vai ter acesso ao número do título e aí é só baixar o aplicativo e-Título (faça o download nas lojas Google Play ou App Store) no celular. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.