Caixa libera última parcela do PIS/Pasep 2023 nesta segunda-feira (17) para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e dezembro
O último pagamento do PIS/Pasep 2023 será realizado nesta segunda-feira (17). Neste lote, serão contemplados os trabalhadores do setor privado nascidos em novembro e dezembro, e os servidores públicos com números do Pasep que terminam em 8 ou 9. Ao todo, serão beneficiados 4.202.121 milhões de brasileiros neste mês.
O valor do abono é de até R$ 1.320, equivalente ao salário mínimo atual. No caso dos trabalhadores do setor privado (PIS), o pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos (Pasep) receberão pelo Banco do Brasil.
O montante total a ser depositado será de R$ 4,2 bilhões nesta segunda-feira. Pela Caixa, serão beneficiados 3.659.893 trabalhadores com direito ao PIS, enquanto pelo Banco do Brasil serão 544.228 mil servidores públicos com direito ao Pasep.
O pagamento do PIS na Caixa será feito prioritariamente em conta-corrente ou poupança. Os demais trabalhadores receberão por meio do Caixa Tem, uma plataforma que permite pagar contas, transferências e compras com o cartão de débito virtual.
LEIA TAMBÉM
Os trabalhadores ainda terão a opção de sacar o abono em caixas eletrônicos e lotéricas, utilizando o Cartão Social. O dinheiro estará disponível para resgate até 28 de dezembro. Ao todo, quase 23 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial em 2023, sendo que os pagamentos tiveram início em fevereiro.
+ Professora move ação contra Eduardo Bolsonaro após discurso contra a categoria
O abono salarial PIs é pago pela Caixa aos trabalhadores do setor privado. Veja calendário de 2023, que considera o mês de nascimento do trabalhador:
O abono do Pasep é pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos. Veja calendário pelo número final da inscrição do servidor:
Para receber o benefício, os trabalhadores precisam ter pelo menos cinco anos inscrito no PIS/PASEP, além de ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano anterior e remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Veja requisitos:
No caso do benefício, o valor é cumulativo de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base até chegar ao salário mínimo, fixado como teto do PIS/Pasep em 2021 e já segue o reajuste efetuado pelo Governo Federal anualmente.
Trabalhadores que recebem o PIS
Servidores que recebem o Pasep
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.