Será vedado transitar sem o novo documento partir de 1º de agosto. Aprenda a licenciar veículos de forma 100% online e dirija tranquilamente, sem risco de receber multa
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 27/07/2022, às 17h53
Estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em dia é critério obrigatório para circular com o carro pelas vias públicas. Por isso, proprietários de automóveis registrados em São Paulo com placas terminadas com os números 1 e 2 devem correr contra o tempo porque o prazo para licenciar veículos com essas características vai até 31 de julho.
A partir de 1º de agosto, será vedado transitar se o licenciamento novo não tiver sido emitido. Isso porque a validade do documento anterior acaba no último dia deste mês. Dirigir veículo sem estar licenciado acarreta multa de quase R$ 300,00, além disso o possante pode ser recolhido ao pátio, o que vai gerar dívida de diária e guincho.
Para regularizar o veículo é preciso quitar eventuais débitos existentes, sejam de multas ou mesmo relativos ao IPVA. O pagamento pode ser feito nas casas lotéricas ou na rede bancária, via internet banking, débito agendado, aplicativos bancários ou nos terminais de autoatendimento. Basta informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Quem estiver com grana curta pode optar por pagar os débitos de multas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, licenciamento e até seguro DPVAT de anos anteriores com o cartão de crédito em até 18x. Mais de 10 empresas são credenciadas pelo Detran.SP para esse serviço, mas cobram juros. Consulte aqui a lista completa e acione a que preferir.
LEIA TAMBÉM
+A restituição do imposto de renda não caiu na conta? Veja como resgatar o dinheiro
O cronograma para licenciamento veicular foi alterado neste ano no Estado de São Paulo, que sempre licenciou a partir do mês de abril. Porém, em 2022, começou só neste mês de julho por conta do prazo maior fornecido para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Confira abaixo o mês no qual cada veículo precisa ser licenciado:
+Auxílio Brasil: saiba como receber acima do valor mínimo pago pelo programa
Desde maio de 2020, a emissão do licenciamento é realizada somente de forma digital. Não há mais a impressão do papel moeda (documento verde). O procedimento é bem simples e não requer a contratação de terceiros, como despachantes ou advogados, caso tenha familiaridade com a internet. O passo a passo é simples:
Não há a necessidade de imprimir o documento, o que pode ser feito em folha A4 (sufite comum), caso você prefira ter em mãos em uma possível fiscalização. Porém, saiba que a versão digital pode ser apresentada ao policial na própria tela do celular, pois tem validade jurídica. Só não esqueça de manter a bateria do smartphone sempre carregada, ok?!
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.