MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Últimos dias para licenciar veículos com placas finais 1 e 2 em São Paulo

Será vedado transitar sem o novo documento partir de 1º de agosto. Aprenda a licenciar veículos de forma 100% online e dirija tranquilamente, sem risco de receber multa

Cachorro com óculos escuro na janela do carro
Cachorro com óculos escuro na janela do carro - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 27/07/2022, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em dia é critério obrigatório para circular com o carro pelas vias públicas. Por isso, proprietários de automóveis registrados em São Paulo com placas terminadas com os números 1 e 2 devem correr contra o tempo porque o prazo para licenciar veículos com essas características vai até 31 de julho.

A partir de 1º de agosto, será vedado transitar se o licenciamento novo não tiver sido emitido. Isso porque a validade do documento anterior acaba no último dia deste mês. Dirigir veículo sem estar licenciado acarreta multa de quase R$ 300,00, além disso o possante pode ser recolhido ao pátio, o que vai gerar dívida de diária e guincho.

Para regularizar o veículo é preciso quitar eventuais débitos existentes, sejam de multas ou mesmo relativos ao IPVA. O pagamento pode ser feito nas casas lotéricas ou na rede bancária, via internet banking, débito agendado, aplicativos bancários ou nos terminais de autoatendimento. Basta informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Quem estiver com grana curta pode optar por pagar os débitos de multas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, licenciamento e até seguro DPVAT de anos anteriores com o cartão de crédito em até 18x. Mais de 10 empresas são credenciadas pelo Detran.SP para esse serviço, mas cobram juros. Consulte aqui a lista completa e acione a que preferir.

+A restituição do imposto de renda não caiu na conta? Veja como resgatar o dinheiro

Calendário para licenciar veículos em SP

O cronograma para licenciamento veicular foi alterado neste ano no Estado de São Paulo, que sempre licenciou a partir do mês de abril. Porém, em 2022, começou só neste mês de julho por conta do prazo maior fornecido para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Confira abaixo o mês no qual cada veículo precisa ser licenciado:

licenciamento veículo sp

licenciar veículo online

+Auxílio Brasil: saiba como receber acima do valor mínimo pago pelo programa

Licenciamento online: passo a passo

Desde maio de 2020, a emissão do licenciamento é realizada somente de forma digital. Não há mais a impressão do papel moeda (documento verde). O procedimento é bem simples e não requer a contratação de terceiros, como despachantes ou advogados, caso tenha familiaridade com a internet. O passo a passo é simples:

  • quite eventuais débitos existentes no veículo, como IPVA e multas, por exemplo;
  • pague a taxa de emissão do licenciamento no valor de R$ 144,86 na rede bancária;
  • espere passar 24 horas após o pagamento; e
  • acesse o portal do Detran.SP, o portal de serviços do Senatran ou, ainda, o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e emita o e-CLRV, documento que permite que o carro circule livremente em todo o país.

Não há a necessidade de imprimir o documento, o que pode ser feito em folha A4 (sufite comum), caso você prefira ter em mãos em uma possível fiscalização. Porém, saiba que a versão digital pode ser apresentada ao policial na própria tela do celular, pois tem validade jurídica. Só não esqueça de manter a bateria do smartphone sempre carregada, ok?!

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.