MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

USP abre inscrições para curso gratuito de astronomia para meninas

Projeto tem como missão desmistificar a crença de que as ciências exatas não são para meninas. Inscrições estão abertas até o dia 16 de junho. Curso terá duração de três semanas

Candidatas devem identificar-se com o gênero feminino (cis ou trans)
Candidatas devem identificar-se com o gênero feminino (cis ou trans) - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/05/2024, às 20h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para curso gratuito do projeto Astrominas, uma iniciativa que visa incentivar adolescentes do sexo feminino a se interessarem por áreas científicas como astronomia, ciências atmosféricas, geociências e física.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Voltado para jovens de 14 a 17 anos, o projeto tem como missão desmistificar a crença de que as ciências exatas não são para meninas. Serão oferecidas 400 vagas, das quais 20% são reservadas para estudantes pretas, pardas ou indígenas, e 60% para alunas de escolas públicas.

Para participar, as candidatas devem identificar-se com o gênero feminino (cis ou trans), estar dentro da faixa etária estipulada até 10 de julho de 2024 e estar matriculadas em uma escola de Educação Básica. A verificação dos requisitos será rigorosa, garantindo que as selecionadas atendam a todas as exigências.

As inscrições estão abertas até o dia 16 de junho. O curso terá duração de três semanas, com atividades diárias de 3 a 4 horas.As participantes que participarem de todas as atividades obrigatórias receberão certificado digital da USP comprovando a participação do evento.

O Astrominas, criado em 2019 por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP), pretende não apenas estimular a entrada de mais mulheres na universidade, mas também aproximar jovens estudantes de cientistas femininas, ajudando a romper estereótipos de gênero na área de ciências exatas.

Para apoiar as participantes, o projeto conta com 26 organizadoras e 150 monitoras voluntárias, conhecidas como 'fadas madrinhas'. Essas cientistas acompanham as alunas de perto durante todas as atividades, desempenhando um papel crucial na orientação e inspiração das futuras cientistas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.