MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vai fazer o saque-aniversário do FGTS? Conheça 4 pontos negativos dessa escolha

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma opção alternativa para ter acesso a até R$ 3,9 mil mesmo sem ser demitido por justa causa, mas escolha traz consequências

Saque-aniversário: aplicativo do FGTS da Caixa em celular
Saque-aniversário: aplicativo do FGTS da Caixa em celular - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 10/07/2022, às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma opção alternativa para ter acesso ao saldo do fundo enquanto ainda se está trabalhando. Desta forma, não é preciso esperar ser demitido sem justa causa, aposentar-se ou se enquadrar nas demais situações que permitem o resgate. Por meio desse tipo de saque, é possível receber até R$ 3,9 mil todo ano, sempre no mês de nascimento.

Todo trabalhador com carteira assinada tem uma conta aberta na Caixa Econômica Federal na qual o empregador deve, obrigatoriamente, depositar mensalmente o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O saldo do FGTS é formado pelo total desses depósitos mensais.

A Caixa Econônica Federal já liberou a retirada do saque-aniversário do FGTS de 2022 para os nascidos no mês de julho. Se você atua com carteira assinada pode fazer o pedido agora e receber o benefício ainda neste mês. A adesão pode ser feita de forma online ou presencial, pelas seguintes vias:

  • aplicativo do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS;
  • site fgts.caixa.gov.br;
  • internet banking da CAIXA; ou
  • nas agências do banco federal.

Essa modalidade de saque é opcional e dá direito a uma retirada por ano. Quem pedir depois de passar o mês de aniversário só darão direito ao saque no ano seguinte. Uma vez liberado, os beneficiados têm acesso ao dinheiro por meio do aplicativo do FGTS. A grana fica disponível para retirada por até 60 dias após o mês de nascimento. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para o fundo de garantia em nome do empregado.

+PEC dos Auxílios: Lula diz que Bolsonaro "acha que vai comprar" o povo; Entenda

Quatro pontos negativos

O saque-aniversário do FGTS foi inserido pela Lei Federal 13.932/19. Portanto, é uma iniciativa recente do governo federal. Vale ressaltar que a escolha por essa via deve ser feita de forma consciente porque existem alguns pontos negativos. Entre eles:

  • não ter acesso ao saldo total do FGTS se for demitido sem justa causa para segurar as contas até encontrar novo emprego;
  • rentabilidade mais baixa do saldo, que fica menor a cada ano por conta da retirada do saque-aniversário;
  • mesmo optando por voltar à modalidade antiga, caso seja demitido até o 25º dia após a mudança, fará jus apenas à multa de 40% da rescisão, pois o saldo total fica preso, conforme dito antes;
  • ter valor menor para financiamento de imóveis, já que o saldo será reduzido anualmente.

Como antecipar o saque-aniversário do FGTS?

É possível antecipar até 5 anos de recebimento do dinheiro, o que pode ajudar a sair do sufoco financeiro e evitar entrar na famosa bola de neve de dívidas, pois os juros são baixos (a Caixa cobra 1,49% apenas), o dinheiro é depositado na conta do trabalhador no dia seguinte à contratação e não pesa no orçamento, já que não terá prestação mensal. O montante solicitado é liberado de uma só vez e o cidadão não precisa se preocupar com o pagamento, que será debitado automaticamente todo ano, no mês de nascimento, quando o crédito cair.

+São Paulo ganha novo hospital veterinário público; Veja quem pode ser atendi

Para pedir a antecipação nem é preciso sair de casa. Isso porque o pedido pode ser feito à Caixa pelo celular ou pelo computador, via Internet Banking Caixa, aplicativo Mobile Banking Caixa ou até pelo app Caixa Tem. A solicitação por vias digitais é recebida de segunda a sexta, das 7h às 19h. Outros bancos oferecem essa opção de empréstimo e cada um tem autonomia para praticar percentuais diferentes de juros nessa transação financeira.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.