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Veja como agendar o saque do “dinheiro esquecido” do Banco Central

De acordo com o Banco Central, há quase 25 milhões de brasileiros com “dinheiro esquecido” em uma instituição bancária

Confira como agendar o "dinheiro esquecido"
Confira como agendar o "dinheiro esquecido" - Divulgação

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/03/2022, às 09h30

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Milhões de brasileiros têm algum “dinheiro esquecido” em uma instituição financeira, seja por recursos deixados em contas corrente e poupança até prêmio de loterias. Por isso, o Banco Central (BC) criou um sistema chamado de Valores a Receber para os cidadãos consultarem e pedirem o saque desses recursos. 

Contudo, muita gente ainda está com dificuldades em agendar e resgatar o seu dinheiro. Dessa forma, o JC Concursos preparou um tutorial para guiar o passo a passo para conseguir o dinheiro.

Antes de tudo, para agendar o saque, o usuário deverá ter uma conta nível Prata ou Ouro no Portal Gov.br. Este sistema é uma forma de identificação segura para entrar nos serviços públicos digitais. Ele está disponível para todos os brasileiros.

O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

Veja como agendar o Saque do "Dinheiro Esquecido"

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1

Entre no site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu na época, já pode ingressar normalmente no sistema.

Passo 2

Faça o login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br.

O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. 

Passo 3

Ler e aceitar o termo de responsabilidade.

Passo 4

Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver o dinheiro e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5

Clicar na opção indicada pelo sistema:

Solicitar por aqui: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

Solicitar via instituição: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.

*com informações da Agência Brasil

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