MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja como atualizar Cadúnico para não perder Auxílio Brasil; prazo termina 12 de agosto

Mais 5 milhões que estão na "averiguação cadastral" devem realizar o procedimento nas próximas três semanas; atualização garante Auxílio Brasil

Um homem segura celular aberto com o programa Auxílio Brasil
Um homem segura celular aberto com o programa Auxílio Brasil - Divulgação - Auxílio Brasil

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/07/2022, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Cidadania prorrogou os prazos para beneficiários de programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil, atualizarem as informações do Cadastro Único até 12 de agosto. As mais de 5 milhões de famílias que estão na "averiguação cadastral" devem realizar o procedimento nas próximas três semanas. 

As enormes filas em todo o país fez com que o Ministério publicasse um novo cronograma. De acordo com a pasta, mais de 8 milhões de famílias serão convocadas para realizar a atualização cadastral. Dentre eles, cerca de 5,1 milhões foram convocadas para a "averiguação cadastral". 

+++ Novo RG: documento começa a ser emitido na próxima semana; confira

Aprenda a verificar se você precisa atualizar dados do benefício 

Os cidadãos podem saber se precisam atualizar os dados pelo aplicativo do CadÚnico ou no site: cadunico.cidadania.gov.br. No mesmo endereço também é possível verificar os postos físicos de atendimento. Para ter acesso, basta realizar o login no Gov.br

Os beneficiários também serão avisados por mensagem no extrato de pagamento do benefício ou no aplicativo. No caso dos beneficiários da Tarifa Social, eles podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica. 

O Ministério da Cidadania estipula que a cada dois anos, ou quando houver alguma alteração na composição familiar, endereço ou na renda familiar, os inscritos no CadÚnico devem atualizar as informações. 

Até dezembro de 2022, as famílias com cadastros que foram atualizados em 2016 ou 2017 precisarão atualizar os dados. Já os que atualizaram os dados em 2018 e 2019, serão chamados para realizar o procedimento nos próximos anos. O governo federal tem como previsão que ao menos 8 milhões de famílias possam atualizar os seus dados neste ano. 

Para receber os benefícios do Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia e ID Jovem, é necessário atualizar os dados para que seja garantido o recebimento dos auxílios. 

Atualização pode ser realizada pelo aplicativo?

Os convocados para realizar o procedimento da Averiguação Cadastral não podem realizar a atualização cadastral no aplicativo do Cadúnico. Esse grupo deve se dirigir a uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo a sua casa. 

Aqueles que não atualizarem os dados no prazo estipulado pelo Ministério da Cidadania podem deixar de receber os benefícios sociais ofertados pelo governo ou ainda serem excluídos do Cadastro Único caso não seja solucionada a pendência.  

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.