Próximo a Black Friday, data comercial importada dos Estados Unidos, brasileiros estão em busca de boas oportunidades para economizar; confira as dicas
Próximo a Black Friday, data comercial importada dos Estados Unidos, os brasileiros procuram por boas oportunidades para economizar, uma delas é pesquisar sempre o preço dos produtos. Veja as dicas.
Neste ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a estimativa do setor é de que as vendas superem os R$ 4 bilhões. No entanto, os brasileiros precisam avaliar os gastos para não comprometer ainda mais o orçamento, já que quase quase 80% das famílias já estão endividadas.
Com isso, para aproveitar os descontos sem se preocupar no futuro é necessário tomar alguns cuidados, como o de não comprar por impulso, fazer uma lista e definir o que é prioridade, planejar essa compra, não gastar mais do que o orçamento permite e pesquisar muito para conseguir o melhor preço.
+ Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula. Veja valor pago no próximo sorteio
LEIA TAMBÉM
Antes de realizar a sua compra, o ideal é começar a pesquisar os preços antes da Black Friday, assim você saberá que o desconto vale a pena ou não. Existem alguns buscadores na internet que podem facilitar a sua vida. Veja abaixo:
A dica é fazer as pesquisas utilizando a aba anônima do seu navegador, já que os sites possuem algoritmos que pesquisam o histórico do consumidor para que a compra possa ser induzida. Você também pode pesquisar os preços de uma loja física mais próxima a sua casa.
Além de realizar pesquisas para aproveitar e comprar o produto no melhor preço do mercado, também é necessário cuidado ao realizar uma compra online. O cliente deve dar preferência a sites mais conhecidos, além da necessidade de verificar a sua reputação em comentários de clientes nas plataformas como o Reclame Aqui.
Não usar um computador público ou de estranhos para fazer compras ou colocar dados bancários. Sempre utilize seu computador e smartphone para evitar ter seus dados vazados e verificar as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce.
O consumidor também deve ter cuidado com pagamento no PIX, boletos e links. Ao pagar pelo pix, sempre faça dentro da loja virtual, quando a loja fornecer QR Code, você deve conferir com atenção. No caso do boleto verifique se o beneficiário é a empresa na qual você realizou a compra, verifique a URL da loja virtual e preste atenção no e-mail do remetente, as grandes empresas não utilizam contas privadas, a exemplo do gmail, hotmail ou terra e entidades públicas sempre usam gov.br ou org.br.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.