MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Whatsapp pode adiar implementação de novo recurso no Brasil a pedido do Ministério Público

A novidade iria criar Comunidades no Whatsapp, na qual seria possível juntar vários grupos, permitindo que vários usuários se comuniquem ao mesmo tempo

Whatsapp está avaliando melhor momento para implementar recurso no país
Whatsapp está avaliando melhor momento para implementar recurso no país - Divulgação/Whatsapp

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/07/2022, às 17h38 - Atualizado às 17h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Whatsapp pode adiar a implementação de novo recurso no aplicativo no Brasil a pedido do Ministério Público Federal. O órgão recomendou que a plataforma fizesse a atualização do recurso apenas em 2023. A novidade iria criar comunidades, na qual seria possível juntar vários grupos, em conversas, permitindo que vários usuários se comuniquem ao mesmo tempo.

O MPF entende que isso “pode ampliar desinformação sobre processos democráticos e trazer riscos para a segurança das instituições e da população”, principalmente durante as eleições, quando as fake news são disseminadas. O conselho também menciona preocupações sobre o assunto, pois a criação de comunidades permitiria que os administradores enviassem mensagens para mais de 5.000 pessoas se o limite por grupo também fosse aumentado.

O MPF acredita que no Brasil houve um aumento na quantidade de desinformação, especialmente informações relacionadas às instituições democráticas, como "notícias falsas sobre a confiabilidade do sistema eleitoral nacional e do sistema de justiça eleitoral".

+++PEC dos Benefícios: governo libera R$ 10,9 bilhões para pagar auxílios

Whatsapp está avaliando melhor momento para implementar recurso no país

O documento também menciona que a disseminação de notícias falsas poderia alimentar manifestações violentas em períodos de instabilidade e polarização institucional que ponham em risco a integridade das instituições do Estado e até a segurança da população.

Diante da criação de Comunidades no Whatsapp, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do MPF, em São Paulo, notificou o aplicativo e recomendou que "apenas implemente a funcionalidade Comunidades, no Brasil, a partir de janeiro de 2023”. Até lá, os responsáveis pela ferramenta terão que apresentar um “relatório detalhado” analisando o provável impacto das políticas atuais da comunidade na plataforma contendo desinformação, com foco em notícias falsas.

A direção do Whatsapp disse em nota que continuará avaliando o melhor momento para lançar esse recurso. Não mencionou a data de lançamento, mas disse que "vai enviar a resposta dentro do prazo estabelecido pelo MPF", que é de 20 dias úteis. Caso contrário, o MPF pode tomar medidas legais.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.