MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

AL aprova solicitação de concurso para Empaer

Órgão necessita de servidores para a demanda de 141 municípios do Estado, que conta com mais de 40 mil produtores

Renan Abbade
Publicado em 02/04/2013, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
A Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso (AL/MT) aprovou cinco indicações destinadas ao presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural S/A (Empaer), Valdizete Nogueira, apresentadas pelo deputado estadual e 2º vice-presidente da AL, Antonio Azambuja.
Entre as sugestões, está a necessidade de realização de concurso público para atender a Empaer. Segundo o parlamentar, o órgão necessita de servidores para a demanda de 141 municípios do Estado, que conta com mais de 40 mil produtores através de um modelo operacional onde a assistência técnica, extensão rural e pesquisa estão voltadas para a agricultura familiar, prestando serviços de qualidade, baseado no sistema produtivo sustentável que propicie credenciamento socioeconômico da pequena e média propriedade.
O último processo seletivo para a Empaer foi de caráter temporário e ocorreu no final do ano passado. Eram 52 oportunidades distribuídas entre as áreas de ciências agrárias (engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, veterinário, zootecnista e técnico em agropecuária) (42), ciências da computação (1) e multidisciplinar (técnicos de níveis médio e superior nas áreas de ciências biológicas, saúde, humanas ou sociais) (9). Foram contemplados os municípios de Confresa, Vila Rica, Cotriguaçu, Colniza, Aripuanã, Juruena, Juina e Cuiabá.
Com jornadas de trabalho de 40 horas semanais, os cargos contavam com remunerações de R$ 1.750 (médio) e R$ 3.350 (superior). A seleção se deu por análise curricular. O prazo do contrato era de 12 meses, a partir da data da contratação, podendo ser prorrogado por igual período.
Sobre o órgãoA Empaer foi instituída no ano de 1964, em decorrência da fusão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri). É uma sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder). A empresa vem atuando em todos municípios do Estado, disponibilizando os serviços de assistência técnica e extensão rural, pesquisa e fomento aos agricultores familiares através da operacionalização de 132 escritórios locais, nove regionais, três centros de pesquisa (Várzea Grande, Sinop e Cáceres), seis campos experimentais em atividades (Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra, Juína e Acorizal), quatro viveiros de produção (Cáceres, Sinop, Várzea Grande e Rosário Oeste) e seis laboratórios (Várzea Grande). Toda essa estrutura conta com a força de trabalho de aproximadamente 574 funcionários.
Entre os produtos e serviços oferecidos pela EMPAER, estão: assistência técnica agropecuária; profissionalização e capacitação de agricultores; elaboração de projetos de crédito rural; apoio aos serviços básicos de saúde, educação e nutrição; apoio à organização rural; assessoria em planejamento do desenvolvimento agropecuário municipal e elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR); execução de projetos de pesquisa e/ou validação de tecnologias com culturas anuais, frutíferas, olerícolas, pastagem, pecuária, piscicultura, essências florestais e recursos naturais renováveis; execução de análises laboratoriais de solo, fitopatologia, adubos e corretivos, nutrição animal e vegetal; produção e comercialização de mudas frutíferas, ornamentais, culturas perenes e florestais nativas; produção e comercialização de reprodutores suínos e alevinos; apoio e execução de Programas e Projetos do Governo Federal e Estadual (PRONAF, reforma agrária, cajú, mamona, algodão e outros); elaboração e execução de projetos de recuperação, conservação e preservação de recursos naturais renováveis.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.