MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo terá novo cargo para concursos em 2013

Carreira de analista executivo está em análise no congresso e deve ser oficializada em fevereiro. São 2.190 vagas para nível superior

Redação
Publicado em 02/01/2013, às 10h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Está em análise no Senado um projeto de lei que cria 2.190 vagas para o cargo de analista executivo no serviço público federal. O projeto, de autoria do Poder Executivo, foi encaminhado ao congresso pela gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Recentemente, a articulação política do governo Dilma Rousseff resgatou a proposta esquecida nos corredores da Câmara dos Deputados, porque há interesse na criação dos cargos que visam otimizar e integralizar a atuação de diferentes órgãos da administração pública federal.

Em setembro, o projeto foi aprovado na Câmara, onde tramitou com caráter conclusivo, ou seja, com apreciação exclusiva pelas comissões da casa. Agora, no Senado, o texto segue rito semelhante e deve seguir para a sanção da presidente em janeiro.

Sobre o cargo

O analista executivo exercerá atividades administrativas e logísticas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e nas fundações estaduais.

O cargo, a princípio, constará do quadro permanente de servidores do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em termos similares ao da função de analista técnico de políticas sociais, cujo primeiro concurso para a carreira foi realizado em 2012.  Isso quer dizer que os aprovados seriam subordinados da pasta, mas redistribuídos para outros órgãos do governo federal.

As propostas para a criação das duas carreiras foram encaminhas em momentos muito próximos pelo governo Lula. Ambas as funções têm como principal característica, a coordenação, modernização e organização da máquina pública em áreas de interesse do Executivo.

De acordo com justificativa apresentada pelo MPOG no projeto de lei, a falta de uma estrutura de carreira que propicie a constituição de um quadro permanente e qualificado nessa área tem gerado entraves para a gestão pública. Daí a pressa do governo na aprovação dos novos cargos. A exemplo do que aconteceu com o cargo de analista técnico de políticas sociais, o primeiro concurso para analista executivo deve contar com cerca de 800 ofertas.

Os interessados devem ter nível superior completo. À época da apresentação da proposta, os salários relacionados variavam de R$ 2.906,66 a R$ 5.093,43. Esses valores, porém, podem ser revistos em algum momento posterior à aprovação da lei.

Reinaldo Matheus Glioche/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Governo Federal

Governo Federal
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

02/01/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.