MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Artesp tenta viabilizar concurso inédito

Autarquia negocia com governo primeira seleção para seus quadros. Maior parte das ofertas deve ser para nível superior

Reinaldo Matheus Glioche
Publicado em 16/08/2013, às 14h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) já iniciou os procedimentos para assegurar um concurso público para o provimento de cargos em seus quadros. É a segunda vez que a Artesp dá prosseguimento a um movimento dessa natureza.

Em 2009, a autarquia estadual enviou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) projeto de lei que regulamentava o quadro de funcionário da autarquia e instituía plano de cargos e carreiras na agência que hoje funciona com servidores emprestados de outros órgãos e profissionais não concursados.

A Artesp foi criada por meio de projeto de lei complementar em 2002 e seu regimento interno prevê a realização de concursos públicos para contratação de funcionários, mediante a aprovação das instruções especiais, previamente aprovadas pelo Conselho Diretor.

O primeiro concurso público ainda não foi realizado e as expectativas da autarquia foram afetadas quando do arquivamento do projeto de lei acima referido em março de 2012.

Contatada pela reportagem do JC&E, a assessoria de comunicação do órgão informou que um novo projeto está em elaboração e que a direção da autarquia está em plenas tratativas com o governo do Estado para viabilizar a realização do “necessário e inadiável” concurso público para seus quadros. No entanto, “não é possível falar em datas e número de vagas”, atestou a assessoria da Artesp quando indagada se havia uma ideia do número de vagas a ser oferecido e quando o edital poderia ser publicado.

Pelos cálculos do órgão, a autorização formal para o concurso deve sair em 2013, mas não há tempo hábil em termos burocráticos e administrativos para que o edital seja divulgado ainda neste ano. “Vai ser preciso tramitar no executivo e no legislativo antes de qualquer formalização”, salienta a assessoria de comunicação do órgão.

No entanto, não se deve esperar por algo muito diferente do projeto de 2009, apurou o JC&E junto ao departamento de recursos humanos da Artesp. No projeto arquivado em 2009, falava-se em 449 vagas e o novo documento deve apresentar um número muito próximo disso. O projeto deve ser enviado à Alesp pelo governador Geraldo Alckmin preservando o rito que transformou o Detran em autarquia; abrindo caminho para o concurso que atualmente está em fase de inscrições. A expectativa é que com o endosso da base aliada, o texto seja aprovado sem grande demora.

As ofertas

A maior parte das vagas deverá ser para nível superior, mas assim como não há um número fechado de oportunidades, não há definição a respeito de quais cargos exatamente serão disponibilizados em concurso. É provável, porém, até mesmo por se tratar do primeiro concurso para a autarquia, que haja ofertas em todas as escolaridades.

Em 2009, os principais destaques do projeto de lei eram os cargos de especialista em regulação de transporte I, analista de suporte à regulação de transporte I e agente de fiscalização à regulação de transporte I. Esses cargos apresentam, atualmente, vencimentos iniciais que oscilam entre R$ 2.400 e R$ 4.150.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.