MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ministérios oferecerão 1.443 oportunidades

Seleções reunirão vagas para agente administrativo, analista, entre outras funções de níveis médio e superior

Redação
Publicado em 09/11/2009, às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Recentemente, foram divulgados os editais de cinco concursos para os ministérios das Comunicações; da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Ainda assim, outros sete ministérios estão autorizados a realizar processo seletivo e devem lançar os respectivos editais em breve. Ao todo, serão abertas 1.443 vagas para as pastas da Saúde; Previdência; Transportes; Trabalho e Emprego; Educação;  Planejamento e Cultura.


Previdência – O Ministério da Previdência já elegeu o Cespe/UnB para organizar sua próxima seleção. Ao todo, serão abertas 178 chances de níveis médio e superior para o quadro de pessoal da própria pasta.


A maioria das oportunidades (165) será para o cargo de agente administrativo, que tem como requisito o ensino médio completo.

As ofertas restantes serão para profissionais de nível superior e estarão divididas entre as carreiras de administrador (3) e técnico em comunicação social (10).O prazo para a publicação do edital se esgota em janeiro de 2010.


Além destas 178 chances efetivas, a Previdência também foi autorizada a realizar concurso para contratar 16 profissionais temporários. A relação de cargos não foi divulgada, mas, sabe-se que serão cinco oportunidades de nível médio e 11 de nível superior.


Transportes – No início de agosto, o Ministério do Planejamento autorizou a pasta dos Transportes a promover concurso para a contratação de 170 novos profissionais. As ofertas serão divididas entre as funções de agente administrativo (70) e analista técnico-administrativo (100). A primeira atividade exige formação de nível médio enquanto a segunda tem como requisito o ensino superior completo.


O Ministério dos Transportes tem até fevereiro do próximo ano para divulgar o edital da seleção.


MTE – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também deverá realizar um novo processo seletivo em breve. De acordo com a portaria de autorização publicada no Diário Oficial da União em setembro, a pasta oferecerá 234 oportunidades para o cargo de auditor-fiscal do trabalho.


O ministério tem quatro meses para publicar o edital, o que significa que o concurso deverá ser lançado, no máximo, até janeiro do ano que vem.


Para concorrer às chances de auditor, será preciso comprovar graduação superior completa em qualquer área do conhecimento. Segundo divulgou o Ministério do Planejamento, a remuneração inicial corresponderá a R$ 13.067.


MEC – No primeiro semestre de 2009, o Ministério da Educação (MEC) foi autorizado a realizar concurso para 25 oportunidades de níveis médio e superior. As chances serão para os cargos de assistente de alunos (21), técnico em enfermagem (2) e bibliotecário (2).

Segundo a portaria de autorização, estas vagas deverão substituir funcionários terceirizados do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).


Na ocasião, também foi publicado documento que autorizava o preenchimento de 265 oportunidades de agente administrativo (nível médio) no próprio ministério. Este concurso foi lançado em julho e contou com a participação de 28.442 inscritos.

MPOG – Em agosto, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, autorizou o próprio ministério a promover uma nova seleção que disponibilizará 100 chances para a função de analista de planejamento e orçamento. Para assumir o cargo, será necessário ter concluído o ensino superior. Os novos servidores da pasta receberão vencimento inicial de R$ 12.413,65.


O concurso deverá ser lançado até fevereiro de 2010.

Saúde – Desde o mês de julho, o Ministério da Saúde está autorizado pelo Planejamento a preencher mais de 1.200 oportunidades de níveis médio e superior. Recentemente, a pasta abriu concurso para 805 chances. A próxima seleção deve ser lançada em breve e oferecerá 467 vagas para a carreira de médico. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, estas ofertas serão para diversas especialidades que ainda estão sendo definidas.

MinC – No final de outubro, o Ministério do Planejamento autorizou a pasta da Cultura a realizar um novo concurso. De acordo com a portaria, serão oferecidas 253 oportunidades de níveis médio e superior.


Deste total, 226 vagas serão disponibilizadas para o cargo de agente administrativo (nível médio). As 27 ofertas restantes serão para a carreira de analista técnico-administrativo, de nível superior. Ainda não ficou estabelecido, no entanto, entre quais áreas de atuação as chances para analista serão divididas.


Segundo a autorização, a pasta terá até o final de abril de 2010 para lançar o edital.


Talita Fusco/SP


Veja também:

Poder executivo: Senado aprova criação de 2.400 cargos

Defensoria e MP/SP: criados mil novos cargos em dois órgãos paulistas

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Ministério

Ministério
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

09/11/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.