MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

IBGE precisará repor ao menos 3,5 mil agentes

O instituto encaminhou um pedido ao Planejamento para que novas contratações sejam autorizadas, mas o número de vagas não foi divulgado

Redação
Publicado em 03/06/2011, às 12h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem por tradição realizar, a cada dois anos, processo seletivo simplificado para a contratação temporária de agentes de pesquisas e mapeamento, cargo de nível médio. Em 2007, foram abertas 3.000 vagas e, em 2009, 3.500 – apenas para citar as seleções mais recentes. A validade dos contratos dos profissionais costuma ser de no máximo um ano, prorrogável por mais um, portanto, falta pouco para que o prazo do último processo seletivo expire: como a publicação do resultado final ocorreu em 20 de agosto de 2009, os aprovados só poderão servir ao órgão até 20 de agosto do ano vigente. O instituto já encaminhou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) um pedido para que novos postos sejam autorizados. Além disso, agendou para o dia 10 deste mês o início do pregão eletrônico que definirá a empresa organizadora da próxima seleção.

O número de oportunidades solicitadas não foi informado pela assessoria de imprensa do IBGE, que preferiu aguardar a análise do MPOG para divulgar a quantidade exata somente após a autorização das vagas. Mas considerando-se o processo seletivo anterior, a expectativa é de que o ministério dê o aval para o órgão fazer a reposição de no mínimo 3.500 servidores, cujos contratos serão encerrados em breve.

De acordo com a assessoria, a licitação que escolherá a empresa responsável pela seleção é considerada burocrática e o fato de o instituto receber as propostas das organizadoras antes que o MPOG libere as contratações visa agilizar os trâmites. Os lances dos interessados serão feitos por meio de pregão eletrônico no portal de compras do Governo Federal, o ComprasNet. Com os detalhes do processo seletivo estabelecidos e o nome da empresa definido, a única pendência será junto ao ministério.

Na última seleção simplificada aberta pelo IBGE, em que os candidatos puderam disputar 3.500 ofertas de agente de pesquisas e mapeamento, as chances estavam distribuídas por todo o país. O salário especificado no edital era de R$ 700 e havia benefícios.

Mais detalhes sobre o processo seletivo estarão disponíveis na versão impressa do JC&E desta semana (edição 1592), que trará, também, o conteúdo programático completo do último edital.

Flávio Fernandes/SP

Veja também:

Educação/SP: Governador Alckmin anuncia 13.255 vagas temporárias

Ministério Público/RJ: concurso de 175 vagas deve ser aberto até outubro

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso IBGE

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

02/06/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.