MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PM abrirá mais 2.500 oportunidades no próximo ano

O concurso que dispõe de 2.473 chances no órgão está em andamento, mas o Governo do Amazonas já pensa em novas contratações

Redação
Publicado em 29/03/2011, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A área de segurança pública tem sido tratada com prioridade pelo governador do Amazonas, Omar Aziz. A seleção que irá preencher 2.473 vagas na Polícia Militar do Estado (PM/AM) encerrou o período de inscrições no último dia 18, mas o próximo concurso já está sendo planejado. De acordo com assessoria de imprensa do Governo do Amazonas, mais 2.500 policiais militares serão contratados em 2012.

O novo processo seletivo foi anunciado por Aziz em 21 de março, na cerimônia de posse de Zulmar dos Santos Pimentel, secretário de Segurança Pública. Na ocasião, o governador também destacou que o investimento para a segurança pública do Estado, este ano, é de cerca de R$ 200 milhões. O valor destina-se à qualificação de profissionais, à compra de equipamentos e principalmente ao programa Ronda do Bairro, que dividirá a capital Manaus em 190 áreas e colocará uma ronda fixa 24 horas a cada raio de três quilômetros quadrados.

Detalhes referentes à próxima seleção da PM (como cargos, organizadora e mês de lançamento do edital) ainda não foram definidos. Para se ter uma ideia, o concurso que está em andamento disponibiliza oportunidades em diversas funções de níveis médio e superior. Os requisitos básicos para disputar as ofertas são os seguintes: idade entre 18 e 28 anos (com exceção para a área da saúde, em que o limite é de 35 anos); altura mínima de 1,65m para os homens e de 1,60m para as mulheres; e habilitação para dirigir veículo de qualquer categoria (exceto para o setor da saúde).

Saiba mais – No atual processo seletivo, 2.000 chances contemplam o posto de soldado PM, que exige nível médio. Do total de vagas, 200 são para o sexo feminino.

As oportunidades para o quadro de oficiais combatentes distribuem-se entre curso intensivo de formação (188), com requisito de nível superior em direito; estágio probatório (167), voltado a quem já realizou o curso de formação de oficial PM; e curso de formação de oficial regular (50), para candidatos com o nível médio completo. Nesta categoria, mulheres concorrem a 10% das ofertas disponíveis.

O quadro de praças especialistas seleciona para os cargos de auxiliar de enfermagem (10); auxiliar de odontologia (6); auxiliar veterinário (3); e músicos instrumentistas com especialidade em clarinete (3), corneta (2), trombone (2), trompa (2) e saxofone (1).

Por fim, a área da saúde conta com chances para oficial médico em diversas especialidades (18), oficial dentista (8), oficial psicólogo (5), oficial enfermeiro (4), oficial fisioterapeuta (2), oficial farmacêutico-bioquímico (1) e oficial veterinário (1). As funções exigem o nível superior completo com especialização, mestrado ou doutorado na área escolhida.

Os salários, durante o curso de formação, podem chegar a R$ 3,6 mil. A seleção é organizada pelo Instituto Superior de Administração e Economia (Isae) e as etapas seletivas ainda não tiveram início.

Flávio Fernandes/SP

Veja também:

UFPE/PE: Planejamento autoriza 106 cargos para universidade

GDF/DF: Secretaria terá concurso com 1.222 vagas

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso PM

PM
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AM

+ Agenda do Concurso

28/03/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.