Interessados em ingressar como soldado na PM já podem começar a se preparar. Cargo exige nível médio e idade entre 18 e 30 anos.
Homens e mulheres que planejam ingressar no quadro de pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP) devem ficar atentos, já que, em breve, a instituição promoverá dois processos seletivos para a função de soldado. Ao todo, serão abertas 2.250 oportunidades.
O primeiro concurso oferecerá chances para soldado feminino, enquanto o segundo abrirá vagas para soldado masculino. Confira as informações sobre cada seleção prevista!
Soldado feminino – O edital para o concurso que disponibilizará 250 chances para o cargo de soldado PM 2ª classe feminino deve ser divulgado em breve.
A seleção foi autorizada pelo governador de São Paulo, José Serra, em 2009. Na ocasião, o governador publicou um único despacho, em que autorizava a PM a realizar processo seletivo para preencher um total de 2.250 vagas, das quais duas mil eram para soldado masculino e 250 para soldado feminino. Aguardava-se, então, o lançamento de um edital unificado, mas o órgão abriu apenas o concurso para preencher as ofertas de soldado masculino. Esta seleção ainda está em andamento (veja mais informações a seguir).
LEIA TAMBÉM
Para concorrer a uma das vagas de soldado feminino, é preciso ter ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,60m, além de não registrar antecedentes criminais.
Soldado masculino – Mesmo tendo lançado um edital para preencher duas mil vagas de soldado PM 2ª classe masculino em agosto do ano passado, a PM promoverá, em breve, outra seleção também para duas mil ofertas de soldado.
No dia 26 de fevereiro, o Diário Oficial de São Paulo publicou o despacho do governador José Serra autorizando a corporação a adotar as medidas necessárias para realizar o novo concurso.
Poderão participar do processo seletivo candidatos entre 18 e 30 anos, com formação em nível médio e bons antecedentes. A única diferença é que, no caso dos homens, exige-se estatura mínima de 1,65m e não 1,60m, como é requisitado às mulheres.
Seleção anterior – Em agosto de 2009, foi publicado o edital para duas mil vagas de soldado masculino na PM. O salário inicial previsto para o desempenho da função correspondia a R$ 2.387.
Assim como em outras seleções do órgão, a Fundação Vunesp foi a responsável pela organização deste concurso e cobrou taxa de inscrição no valor de R$ 39.
Os mais de 88 mil inscritos tiveram que enfrentar uma redação e uma prova objetiva composta por 50 questões das disciplinas de matemática, língua portuguesa, atualidades, geografia e história.
Os aprovados na prova de escolaridade passam ainda por outras etapas: avaliação física, exame médico, teste psicológico, investigação social e análise de documentos e títulos.
Após a aprovação em todas estas fases, os convocados começam a atuar no chamado estágio probatório, com duração de dois anos. Neste período, é preciso frequentar o curso de formação.
Talita Fusco/SP
Veja também:
SERPRO: Edital de nova seleção deve sair nos próximos dias
Ministério da Educação: vagas para as IFEs são distribuídas
Siga o JC Concursos no Google News
PM
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.