MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Editais para 1.100 vagas saem este mês

As oportunidades são para agente de escolta e agente de segurança. Ambos os cargos pedem formação de nível médio completo

Redação
Publicado em 07/10/2011, às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O ritmo dos concursos na Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) continua puxado, desde que o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), autorizou os concursos para 1.000 vagas de agente de escolta e vigilância penitenciária e 100 postos de agente de segurança. A comissão organizadora já foi instituída e, segundo José Benedito da Silva, diretor de Recursos Humanos da secretaria, a meta é que ambos os editais sejam publicados ainda neste mês de outubro.

A maior concentração de vagas para agente de escolta reflete o objetivo do governador Alckmin em substituir gradativamente os cerca de 4 mil policiais militares, que hoje exercem a função, por profissionais da SAP. Com isso, os PMs poderão voltar às suas funções de policiamento. O agente de escolta é responsável pela escolta e custódia de presos em movimentações externas e guarda das unidades prisionais, com o objetivo de evitar fuga ou arrebatamento de presos.

Para esta carreira poderão concorrer apenas candidatos do sexo masculino. Os interessados deverão ter nível médio completo, idade entre 18 e 40 anos, altura mínima de 1,65m e carteira nacional de habilitação – em breve a SAP irá definir o tipo, mas a expectativa, de acordo com José Benedito, é que a exigência seja para o tipo “D” ou “E”, como requisitado para o concurso para motorista. O salário inicial oferecido é de R$ 1.592,60, mais benefícios.

A carreira de agente de segurança também requer formação de nível médio. O agente é o servidor que atua dentro dos presídios, junto aos presos. A novidade desta seleção para agente de segurança é que os candidatos também terão etapa de exame de capacidade física, a exemplo do que já ocorre com agente de vigilância e escolta. Para essa carreira, o salário é um pouco maior, atingindo a soma de R$ 1.993,96, mais benefícios.

A seleção dos candidatos compreenderá quatro fases: prova objetiva, prova de condicionamento físico, aptidão psicológica e conduta ilibada na vida pública e privada. A secretaria ainda estuda se haverá prova prática para agente de escolta e cobrança de conhecimentos de legislação de trânsito. Todo esse processo leva cerca de 14 meses para ser concluído, segundo estimativa da própria secretaria.

E você já começou sua preparação? Para ajudá-lo nos estudos, publicamos, em anexo, a prova de língua portuguesa do concurso de 2008 para agente de vigilância e escolta. A prova foi resolvida e comentada pelo professor Amauri Franco, do Centro de Estudos Guerra de Moraes.

Aline Viana

Veja também:

Secretaria de Finanças (SP)/ Kassab autoriza concurso de 92 vagas

Níveis superior e médio/ Edital do INSS com 2.500 vagas está quase pronto


Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos SAP

SAP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

06/10/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.