MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Edital da GCM/SP ainda não tem data para sair

A informação, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), desmente especulações de que ele seria divulgado este mês

Leandro Cesaroni/SP
Publicado em 23/05/2013, às 13h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ao contrário do que vem sendo divulgado por boatos, o edital do concurso da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM/SP) não será publicado em maio.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), ainda não há uma data oficial para a divulgação, e a informação de que ele poderia sair ao longo deste mês – passada pelo comandante da GCM/SP, Eduardo de Siqueira Bias – figurou mais como uma “torcida” que uma previsão.

Em abril, o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT- SP), dava indicações de que os procedimentos para a abertura do concurso estavam avançados. Haddad chegou a dizer que “o edital poderia ser publicado nas próximas semanas”. Apesar de tantos indícios, parece que a publicação não deve mesmo acontecer este mês, já que depende da conclusão do trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Para a SMSU, este é um cenário improvável.

Urgência

O novo concurso para a GCM/SP, assim como a implementação de uma nova cultura na instituição, são prioridades da nova gestão municipal, conforme apontado tanto pelo prefeito quanto pelo secretário de Segurança Urbana, Roberto Porto, na solenidade de transferência de comando da GCM/SP, em janeiro deste ano.

Na avaliação do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da Cidade de São Paulo (Sindguardas/SP), a GCM/SP está sucateada. Na gestão anterior, que administrou a cidade por oito anos, não houve concursos públicos. A corporação não realiza um concurso desde 2004 e, apesar de, por lei, ter direito a 15.000 servidores, encontra-se atualmente com cerca de 6.200, de acordo com números da Secretaria de Segurança Urbana.

O concurso

A seleção terá como objetivo o preenchimento de 2.000 vagas de guarda civil municipal, sendo 1.400 para homens e 600 para mulheres.

Para concorrer, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, é necessário possuir o diploma do ensino médio, ter mais de 18 anos, estar em dia com o serviço militar (no caso dos homens), possuir o comprovante das duas últimas eleições e as seguintes certidões: certidão de execução criminal, certidão de distribuição criminal, certidão da Justiça Militar do Estado, certidão da Justiça Militar da União, certidão negativa da Justiça Federal e certidão de Antecedentes Criminais.

A média salarial inicial da categoria é de R$ 1.537, mais benefícios como vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos GCM

GCM
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

23/05/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.