Edital para 2.000 vagas está confirmado para 2013, mas só deve ser divulgado no 2º semestre. Ofertas para ambos os sexos
A ansiedade é muito grande, mas não há pistas concretas de que o edital de abertura do concurso para 2.000 vagas na Guarda Civil Metropolitana (CGM/SP) será publicado ainda no primeiro semestre. Embora haja esforços do comando da corporação para que o edital, aguardado pela GCM há quase uma década, seja liberado em junho, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que ainda não há uma previsão oficial e que os tramites para a definição da empresa responsável pela organização do concurso ainda estão em andamento. Na prática, essa condição afasta a possibilidade do edital ser divulgado neste mês.
O órgão responsável pelo alinhamento da política de segurança urbana municipal, no entanto, assegura que o edital sairá em 2013 – conforme prometido pelo prefeito Fernando Haddad em mais de uma oportunidade. A secretaria credita à ansiedade toda essa inquietação a respeito da liberação do edital e reitera que a autorização formal para a realização do concurso foi expedida pelo gabinete do prefeito apenas no fim de abril, ressaltando que os “tramites estão seguindo seu curso habitual”.
Paralelamente a isto, a Prefeitura aguarda posicionamento do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da Cidade de São Paulo (Sindguardas/SP) a respeito do plano de carreiras e da proposta salarial para 2013 apresentadas. Nos bastidores, acredita-se que esse posicionamento e eventuais contrapropostas possam influenciar no tempo de divulgação do edital. Precipitando-o ou o atrasando. Essa informação, é claro, não é oficial.
Certo é que representantes do executivo municipal têm se reunido periodicamente com sindicalistas com o intuito de chegar a um denominador comum a respeito da questão. A última reunião aconteceu na quinta-feira (6).
LEIA TAMBÉM
Oficialmente, GCM e governo municipal trabalham para divulgar o edital de abertura o mais rápido possível.
As ofertas
As 2.000 oportunidades serão preenchidas por candidatos do sexo masculino (1.400) e do sexo feminino (600).
Para concorrer a uma dessas vagas, de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, é necessário possuir o diploma do ensino médio, ter mais de 18 anos, estar em dia com o serviço militar (no caso dos homens), possuir o comprovante das duas últimas eleições e as seguintes certidões: certidão de execução criminal, certidão de distribuição criminal, certidão da Justiça Militar do Estado, certidão da Justiça Militar da União, certidão negativa da Justiça Federal e certidão de Antecedentes Criminais.
O salário inicial da categoria, em média, é de R$ 1.537, mais benefícios como vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte.
Siga o JC Concursos no Google News
GCM
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.