Órgão prefere não estabelecer prazos, mas Ministério da Previdência garante abertura de 500 vagas no próximo mês
O aguardado edital para analista do seguro social não será divulgado em maio, como anunciado há dois meses pelo ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho. A assessoria do ministério retificou a previsão e informa agora que o edital deve sair em junho em data ainda indefinida. As inscrições, também prometidas para maio, não tiveram nova previsão de abertura anunciada. Consultado, o departamento de comunicação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que não há uma previsão oficial de seu departamento de recursos humanos e pontuou que não há definição nem mesmo sobre a empresa responsável pela organização do concurso.
Garibaldi Alves, por meio de seu perfil no Twitter, informou que o edital sairá até o fim de junho. Em todo caso, o INSS tem até o dia 2 de agosto, quando expira o prazo fixado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para divulgar o edital com 500 ofertas.
Contexto
A pressa para liberar o edital antes se deve a grande necessidade que o órgão apresenta por novos servidores. O INSS vive em 2013 um momento de expansão com novas agências sendo inauguradas pelo país em intervalos de vinte dias. Prova dessa demanda aguda se deu na última sexta-feira (24) quando portaria assinada pela ministra do Planejamento Miriam Belchior, e publicada no Diário Oficial da União, autorizou o órgão a nomear 250 analistas aprovados no último concurso realizado pelo órgão. Este concurso contemplou apenas graduados em serviço social. A última seleção para múltiplas formações ocorreu em 2008.
LEIA TAMBÉM
Garibaldi Alves já declarou que o novo concurso será para graduações específicas, mas não detalhou quais seriam elas. O INSS, por seu turno, diz que essas graduações só serão conhecidas quando da divulgação do edital. Muitos concurseiros desejosos de participar do concurso ficam na pendência dessa informação. Especialistas ouvidos pelo JC&E quando da autorização para a realização do processo seletivo acreditam que serão poucas a especialidades contempladas e que direito deve ser uma delas.
Mais detalhes
A carreira de analista do seguro social conta com remuneração de R$ 5.911. Já consideradas as gratificações por atividade executiva e por desempenho, além do auxílio-alimentação. Os vencimentos, no entanto, podem chegar a R$ 8.000 brutos; se considerados benefícios não listados no edital informados à reportagem do JC&E por Fabiano Rapozo, analista do seguro social em atividade.
As últimas seleções promovidas pelo INSS foram organizadas pela Fundação Carlos Chagas, Cespe/UnB e Funrio.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.