O objetivo da Comissão do Trabalho é debater as consequências da suspensão dos concursos públicos, em razão dos pacotes de contenção de despesas
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou a convocação da ministra doPlanejamento, Miriam Belchior, para debater as conseqüências da suspensão de concursos públicos pelo governo federal, determinada há um ano.
A suspensão dos concursos foi anunciada pela primeira vez em março de 2011, em razão do corte orçamentário de R$ 50 bilhões, e foi renovada este ano mediante um novo corte orçamentário da ordem de R$ 55 bilhões.
Andréia Zito, deputada pelo PSDB-RJ, foi a autora da proposta: “À vista das proibições, observa-se o quanto cresceu o número de terceirizados na administração pública federal”, declarou. A deputada classificou como irreal o número de 129.213 servidores terceirizados apurado pelo próprio governo federal em 2011.
“Somente no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) há 1.500 terceirizados em setores de decisão de maneira irregular. Esse número corresponde aos contratados que trabalham em áreas ligadas à finalidade do órgão, isto é, em vagas que deveriam ser ocupadas por concursados”, afirma a deputada.
LEIA TAMBÉM
A deputada ainda disse que em resposta a um requerimento de informações de sua autoria, a ministra informou que após a publicação da portaria da contenção de despesas, em 2011, foi autorizado o provimento de 14.589 cargos públicos para profissionais já aprovados em concursos da administração pública direta e indireta. No mesmo período houve autorização preenchimento de 12.744 postos por concursos públicos.
Aline Viana
Com informações da Agência Câmara
Siga o JC Concursos no Google News
Governo Federal
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica,
Administrativa,
Operacional
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.