MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

MRE divulga normas para concurso

O concurso oferecerá 105 vagas ao cargo.

Redação
Publicado em 19/01/2009, às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, nesta segunda-feira, 19, as normas que nortearão o próximo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Serão oferecidas 105 vagas ao cargo e a expectativa é de que o edital seja publicado muito em breve.

De acordo com as diretrizes estabelecidas, este concurso seguirá o mesmo modelo de seleções anteriores, ou seja, os candidatos serão avaliados em quatro etapas. A primeira será uma prova objetiva, de caráter eliminatório, com questões de Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e de Noções de Direito e de Direito Internacional Público.

A segunda etapa será uma prova discursiva eliminatória de Português, que terá uma nota mínima estabelecida no edital; a terceira fase constará de provas discursivas nas mesmas matérias da primeira etapa, exceto as disciplinas de Português e História Mundial. A última fase será composta de provas escritas de espanhol e francês, de caráter exclusivamente classificatório.

Na última semana, o Instituto Rio Branco, órgão vinculado ao MRE e responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, contratou a Fundação Universidade de Brasília para ser a organizadora da seleção.

O último concurso ao cargo foi realizado no início de 2008 e ofereceu 115 vagas. Para concorrer era necessário que o candidato tivesse, entre outros requisitos, curso superior completo. O salário oferecido foi de R$ 7.751,97, e a taxa de inscrição custou R$ 120.

As provas foram aplicadas, simultaneamente nas seguintes capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Juliana Pronunciati/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Diplomata

Diplomata
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: CESPE/UnB

+ Agenda

19/01/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.