MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo concurso é discutido na instituição

Durante reunião do Conselho Superior do órgão, foi divulgado que estudos já verificam a possibilidade de abertura de outra seleção para promotor. Atualmente, um concurso para 75 vagas está em andamento

Redação
Publicado em 15/03/2010, às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em dezembro de 2009, o Ministério Público de São Paulo (MP/SP) lançou o edital da seleção para 75 oportunidades de promotor substituto. Recentemente, durante reunião do Conselho Superior do Ministério Público, o então procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, informou que a Procuradoria-Geral de Justiça já vem realizando estudos para verificar a viabilidade de abrir outro processo seletivo para o cargo, ainda em 2010. Segundo ele, com a realização de dois concursos neste ano, o quadro da carreira estaria praticamente completo.

A afirmação foi feita após alguns membros do conselho se pronunciarem a respeito da existência de várias comarcas no Estado que hoje não contam com a presença de um promotor de Justiça e solicitarem a abertura de concursos de promoção – nível substituto para nível entrância inicial – para o preenchimento destes cargos vagos.

Os principais requisitos para ingressar como promotor substituto no órgão são possuir graduação completa em direito, três anos de experiência em atividade jurídica e boa conduta social. Além disso, é preciso não registrar antecedentes criminais. No edital da seleção que está em andamento, não consta o vencimento inicial oferecido, mas a média salarial no país chega a R$ 18 mil.

Sobre a seleção – O concurso lançado no fim de 2009 encerrou o período de inscrições no dia 22 de fevereiro. A seleção ficou sob a responsabilidade da própria instituição, que cobrou taxa no valor de R$ 220.

De acordo com o MP, 6.219 candidatos se inscreveram no processo seletivo e devem enfrentar várias etapas de avaliação. Até agora, nenhum exame foi realizado.

A primeira fase corresponderá a uma prova objetiva, composta por 90 questões. Em seguida, haverá dois exames dissertativos, avaliação psicotécnica, sindicância de vida pregressa e investigação social, análise de títulos, prova oral e entrevista pessoal.

As provas cobrarão conhecimento de língua portuguesa e das disciplinas de direito relacionadas a seguir: penal; processual penal; civil; processual civil; constitucional; administrativo; comercial; da infância e da juventude; eleitoral; direitos humanos e tutela de interesses difusos e coletivos.

Talita Fusco/SP

Veja também:

SAP/SP: secretaria deverá realizar concurso em breve

Projetos de lei: documentos deverão criar mais de 5,4 mil chances

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Ministério Público

Ministério Público
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

15/03/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.