Órgão criará 60 vagas de nível superior

A remuneração, somando as gratificações, é de R$ 2.173,76

Redação
Publicado em 23/05/2008, às 15h59

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Casa Civil, está trabalhando na elaboração do concurso que irá oferecer 60 vagas ao cargo de Executivo Público I. Não há, ainda, uma data definida para a publicação do edital, mas a comissão que será responsável pelo processo seletivo já foi formada e, no momento, o órgão define quem será a organizadora da seleção.

Os aprovados deverão atuar na sede do Arquivo, à rua Voluntários da Pátria, 596, próximo à Estação Tietê do Metrô, na capital paulista.

Para participar do concurso, o candidato deve ter, entre outros requisitos, o ensino superior completo. Segundo a Associação dos Executivos Públicos do Estado de São Paulo (Aepesp), o salário para este cargo é de R$ 2.173,76, composto, em sua maior parte, de gratificações. Ao salário-base de R$ 445,56 são acrescidas as gratificações executiva (R$ 1.247,17), fixa (R$ 35,68), extra (R$ 25,35), geral (R$ 80), uma gratificação autorizada em 2004 (R$ 270) e uma última, denominada Gasa, que é de R$ 60. Parte dessas gratificações, segundo a Aepesp, serão contadas para efeito de aposentadoria.

Atribuições

O cargo de Executivo Público existe em várias secretarias e, em cada uma delas, desenvolve uma atividade específica. No geral, porém, são funções do servidor:

- prover, no nível organizacional de sua atuação, o aporte técnico e metodológico para o desenvolvimento e continuidade das ações de serviço público;


- prestar assistência ao respectivo dirigente na execução nas questões das atividades técnicas do órgão;

- elaborar e/ou participar da elaboração de planos, programas e projetos, bem como de sua execução;

- elaborar diagnóstico e propor medidas para a solução de problemas identificados;


- produzir informações gerenciais que sirvam de base à tomada de decisões e ao planejamento das atividades do órgão;

- orientar a execução de projetos específicos e a elaboração de normas e manuais de procedimentos;

- realizar estudos e desenvolver outras atividades que se caracterizam como de apoio técnico à execução, acompanhamento, controle e avaliação das atribuições próprias do órgão;

- realizar estudos para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação e controle das atividades, planos e programas da respectiva unidade;

- elaborar e implantar sistema de acompanhamento e controle das atividades do órgão, visando à avaliação de sua eficiência e eficácia;

- realizar estudos e pesquisas para permanente atualização de métodos e técnicas utilizados;

- elaborar e/ou rever minutas de anteprojeto de lei e de decreto e outros atos administrativos de conteúdo normativo;

- prestar orientação técnica às unidades integrantes da estrutura do órgão;


- emitir pareceres técnicos, responder a consultas formuladas e elaborar relatórios;


- opinar conclusivamente em assuntos relativos à respectiva área de atuação;


- promover intercâmbio de dados e informações.

Últimas seleções

Os últimos concursos de Executivo Público foram realizados em 2006, com vagas para as secretarias da Cultura e Meio Ambiente. No caso desta última, as provas foram aplicadas pela Fundação Vunesp. Os candidatos responderam a questões de português, inglês, raciocínio lógico, administração pública, atualidades, economia, entre outras matérias pertinentes à legislação ambiental.

(J.P.)


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