Órgão oferecerá 60 oportunidades em breve

Novo concurso preencherá vagas de executivo público, que exige graduação completa em qualquer área.

Redação
Publicado em 11/01/2010, às 14h31

A expectativa é que o Arquivo Público do Estado de São Paulo – órgão vinculado à Casa Civil – divulgue o edital de seu próximo concurso em breve. A seleção disponibilizará 60 oportunidades para o cargo de executivo público I. A Fundação Carlos Chagas já foi definida como a empresa responsável pela realização do concurso.

Recentemente, o governador José Serra autorizou a Secretaria de Gestão Pública (SGP/SP) a preencher 13 vagas de executivo público através de novo concurso ou aproveitamento de aprovados em outros processos seletivos para o cargo. Segundo informou a SGP, estas 13 vagas serão ocupadas pelos aprovados na nova seleção do Arquivo Público, outro sinal de que o concurso será lançado em breve.

Para disputar uma das chances, os interessados deverão comprovar graduação superior completa em qualquer área do conhecimento. Os aprovados deverão atuar na sede do arquivo, na capital paulista.

Seleções anteriores – A carreira de executivo público existe em várias secretarias. Os últimos concursos de executivo público foram realizados em 2006 e ofereceram oportunidades para a Secretaria de Estado da Cultura (SCultura/SP) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA/SP).

O processo seletivo para a pasta do Meio Ambiente foi organizado pela Fundação Vunesp, que cobrou taxa de inscrição no valor de R$ 60. Entre outros cargos disponíveis, foram abertas 61 ofertas para executivo público. De acordo com o edital, o salário correspondia a R$ 2.173,92 para uma jornada de trabalho de 40h semanais.

Os candidatos às vagas de executivo enfrentaram prova objetiva, dividida em questões de conhecimentos básicos, gerais e especiais. A avaliação foi composta por perguntas de português, inglês, raciocínio lógico, direito administrativo, direito constitucional, ciência política, economia, informática, atualidades e administração pública. Também foi cobrado conhecimento em legislação ambiental, políticas ambientais etc.

Atribuições – O executivo público pode desempenhar várias atividades. Entre outras atribuições, é sua função elaborar, participar e executar planos, programas e projetos do órgão; elaborar diagnóstico e propor medidas para a solução de problemas identificados; produzir informações gerenciais que sirvam de base à tomada de decisões e ao planejamento das atividades do órgão e realizar estudos para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação e controle das atividades, planos e programas da respectiva unidade.

Talita Fusco/SP

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