Tudo Sobre

Concurso DETRAN

Serra sanciona criação de 1.236 cargos

As oportunidades serão para a função de Oficial Administrativo.



Redação
Publicado em 05/12/2008, às 15h17

Boa notícia para os interessados em ingressar no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP)! Na última semana, o governador José Serra sancionou a lei que cria 1.236 cargos de Oficial Administrativos para o órgão. O projeto de lei, de autoria do próprio governador, já havia recebido o aval dos deputados estaduais na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) também na semana passada.

A proposta era parte de um “pacote” com cinco projetos de lei complementar enviados recentemente à Alesp (já aprovados e transformados em lei) que tratam da reestruturação e valorização das carreiras da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. Além da criação das vagas, as leis também determinam o reajuste dos salários de policias ativos e inativos, extinção da quinta classe de todas as carreiras das Polícias Civil e Técnico-Científica, aposentadoria especial para policias civis, entre outros assuntos.

Novas vagas

De acordo com a lei, a criação dos cargos de Oficial Administrativo é uma “medida de caráter urgente para findar as inúmeras ações civis públicas que questionam a utilização recorrente de mão-de-obra de terceiros pelas Ciretran´s, bem como para suprir necessidades de alocação de servidores nas unidades do Poupatempo, em atendimento de solicitação da Secretaria de Gestão Pública, considerando a implantação de novas unidades em todo o Estado”.

Concurso autorizado

Recentemente, o governador José Serra autorizou o Detran a realizar concurso para preencher 259 vagas de Oficial Administrativo, cargo de nível médio. O valor do salário será o mesmo pago no concurso anterior, ocorrido em 2006: R$ 510, mais benefícios como auxílio-transporte e vale-alimentação, para jornada de 40h semanais.

O Detran tem sede na capital e Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) espalhadas em diversas cidades do estado. O órgão tem como principal objetivo a prestação de serviços à sociedade civil, no que se refere ao controle de informações sobre direitos e transações de veículos, emissões e renovações de Carteiras Nacionais de Habilitação, controle de multas de trânsito, entre outros.

Atribuições

Os futuros Oficiais Administrativos serão responsáveis pelas seguintes atividades:

- Atendimento ao público externo e interno, sobre assuntos relacionados à sua área de atuação;

- Controle de registro de papéis, classificação e arquivo de textos, documentos e processos em geral, de acordo com as disposições previstas nos atos administrativos do Detran;

- Preparo de relatórios e planilhas, sob orientação superior, elaboração de correspondências, digitação de textos e documentos em geral;

- Análise, conferência e digitação da documentação relativa ao processo de registro e licenciamento de veículos automotores e outros tracionados;

- Análise, conferência e digitação da documentação relativa ao processo de habilitação de condutores de veículos;

- Suporte administrativo na realização de eventos, reuniões e outras atividades específicas, além das demais atividades pertinentes e necessárias ao desempenho das funções do cargo.

Concurso anterior

O último concurso para o cargo ocorreu em 2006, quando foram preenchidas 450 oportunidades na capital, interior e litoral. Os aprovados foram empossados no final do ano passado e ainda hoje estão sendo chamados remanescentes. Na ocasião, os candidatos interessados deveriam ter, além do ensino médio completo, conhecimentos em informática e idade entre 18 e 60 anos, entre outros requisitos. A taxa de participação foi de R$ 30,65.

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, prova de digitação e avaliação de títulos. A prova objetiva versou sobre Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Gerais (10 questões) e Informática (10 questões).

Juliana Pronunciati/SP

+ Resumo do Concurso DETRAN

DETRAN
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

05/12/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas