MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aprenda 6 dicas de memorização

A memorização é essencial para aqueles que se preparam para realizar uma prova. Confira dicas para auxiliar na assimilação de conteúdos

Aprenda 6 dicas de memorização

Publieditorial
Publicado em 15/05/2019, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Conjunto de técnicas que auxiliam na armazenagem de informações no cérebro, a memorização é essencial para aqueles que se preparam para realizar uma prova, seja ela de concurso público ou não.

No artigo abaixo, o professor do Curso de Memorização da Central de Concursos, Firmino Manoel de Matos, dá seis dicas para auxiliar na assimilação de conteúdos e melhorar o desempenho na hora da prova. Confira:

1. Anotações e palavras-chaves

Tomar nota de forma completa durante as aulas é básico para a memorização. Assim, você não ficará com dúvidas na hora de revisar e se lembrará de todo o raciocínio da matéria. Outra prática importante que ajuda nesse processo é a criação de uma lista de palavras importantes, que sintetizem o conteúdo de cada matéria.

2. Não deixe de revisar

Para fixar o conteúdo, é necessário revisar pelo menos duas vezes, de preferência em um curto período de tempo após a aula. Quanto mais você demora para fazer isso, mais difícil é a memorização.

3. Resumos e exercícios

Eles se completam. Fazer resumos dos conteúdos que foram estudados e responder questões de provas anteriores são técnicas que ajudam na revisão da matéria e na absorção do que foi aprendido.

4. Brechas na agenda

Você se divide entre trabalho e estudos? Use os pequenos momentos para revisar o que foi aprendido, como os minutos livres no almoço. Isso ajuda!

5. Pare um pouco

Se você fica diante dos livros muitas horas por dia, é importante fazer pausas. A cada 50 minutos, descanse um pouco para manter o foco.

6. Estude à noite

Quanto mais próximo do horário de dormir acontece o estudo, melhor é a fixação. Use essa característica do cérebro humano a seu favor!

Bons estudos!

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.