MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Entre já em 2013

“A partir de janeiro, com energia renovada, com certeza conseguiremos realizar nossos sonhos, inclusive o de ingressar na carreira pública”

Redação
Publicado em 09/11/2012, às 16h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De Lucca

Faltando dois meses para o próximo ano, a maior parte dos brasileiros inicia o compasso de espera para as festas de final de ano com o seguinte pensamento: “Após um ano tão cansativo, todos temos direito a um pouco de descanso e, a partir de janeiro, com energia renovada, com certeza conseguiremos realizar nossos sonhos, inclusive o de ingressar na carreira pública.”

Os sonhos são muito importantes – no caso, passar no concurso que escolheu. Aprendemos nos conceitos da administração moderna que para atingir um objetivo é necessário esforço, dedicação e planejamento.

Assim como neste ano, o próximo também promete muitos concursos, entre eles os dos Correios, INSS, Banco Central e Polícia Federal. Se você já está estudando para concursos, continue em seu ritmo reservando um descanso especial nas vésperas e nos dias de natal e ano novo.

Se ainda não iniciou seus estudos, comece já. Normalmente, o edital é publicado de 45 a 90 dias antes da data de realização das provas. Portanto, o ideal é iniciar os estudos antes de sua publicação, com matérias básicas como português, matemática, raciocínio lógico, informática, direito constitucional e direito administrativo, além de redação (cada vez mais comum nos concursos).

Organize seu tempo de estudos e descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento do tempo de estudos e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada a sua realidade. Constate o seu progresso: o que falta estudar e o que já estudou. O acompanhamento do seu rendimento é muito importante para a sua motivação.

Sempre que puder, dê preferência a lugares tranquilos para estudar, onde não tenha interrupções.  Nestas condições, a concentração e o rendimento dos estudos serão maiores. As bibliotecas são boas opções.

Estude no tempo que tiver disponível. Não há um tempo mínimo necessário e que garanta a aprovação do candidato no concurso. O importante é que faça um estudo consciente e eficiente. Não determine seus estudos somente pelo relógio. Antes de passar para outra matéria, deve-se verificar o aprendizado – resolvendo, sem consultar, algumas questões do assunto que estudou e verificando quantos acertos conseguiu, por exemplo. Dê preferência a questões de concursos anteriores.

Comece já a estudar. Comece o ano com pelo menos dois meses de estudos e, certamente, após a aprovação em um concurso, terá merecidas comemorações em 2014, 2015, 2016...

Bons estudos e sucesso na carreira pública.

Carlos Alberto De Lucca é professor e desde 1979 e prepara candidatos para concursos públicos. E-mail: cdelucca@uol.com.br.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.