Concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é aguardado para 107 vagas de técnicos, analistas e especialistas
Cresce a expectativa pela realização do novo concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Após o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, afirmar, em entrevista ao Globo, em 30 de julho, que sem nova seleção, o trabalho da instituição se tornaria ineficaz, a seleção voltou a ser cobrada. Desta vez, pelo diretor Alex Machado Campos, durante reunião da diretoria colegiada. "Nós chegamos no limite. Não há como sobreviver os próximos dois, três anos, sem recomposição do quadro", disse. "Esse limite já foi alcançado. Essa resiliência já foi alcançada", reforçou.
A Anvisa aguarda aval do Ministério da Economia para o preenchimento de 107 vagas, sendo 49 para cargos de ensino médio e 58 para nível superior.
No caso de ensino médio, a distribuição das oportunidades é a seguinte:
Para cargos de nível superior:
LEIA TAMBÉM
O último concurso da agência ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 78 vagas e cadastro reserva somente para o cargo de técnico administrativo. Abanca foi o Cebraspe e a seleção contou com uma prova objetiva com 120 itens,sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova dissertativa.
Conhecimentos básicos cobrou temas de língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico, ética no serviço público e atualidades,somente para a prova discursiva.
Para os outros cargos, a última seleção ocorreu em 2013,sendo organizada pela Cetro, quando foram oferecidas 314 vagas, distribuídas por diversos cargos. Do total de postos, 128 foram para cargos com exigência de ensino médio, sendo 100 para técnico em regulação e vigilância sanitária e 28 para técnico administrativo. As 186 restantes, com exigência de nível superior, foram para os cargos de especialista em regulação e vigilância sanitária (157) e analista administrativo (29).
Para técnico em regulação foram 80 questões, sobre língua portuguesa (10), raciocínio lógico e quantitativo (5), direito constitucional e administrativo e ética (10), regulação e administração pública (5), vigilância sanitária e saúde pública (10) e conhecimentos específicos (40), além de prova discursiva sobre regulação e administração pública, vigilância sanitária e saúde pública.
Para analista administrativo e especialista em regulação foram 120 questões, sobre língua portuguesa (10), língua estrangeira – inglês (10),direito constitucional e administrativo (10), políticas públicas e gestão pública (10), regulação (10), vigilância sanitária (10) e conhecimentos específicos (60), além de uma questão discursiva sobre regulação e vigilância sanitária.
No último concurso Anvisa, a lotação das oportunidades foi para Brasília. Porém, a aplicação das provas ocorreu nas seguintes cidades:
Anvisa
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Vagas: 178
Taxa de inscrição:
De R$ 160,00
Cargos: Especialista
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
De R$ 16413,35
Organizadora: Cebraspe
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.