Tudo Sobre

Concurso ANVISA

Concurso Anvisa: presidente reforça necessidade de novo edital

Concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já conta com pedido de autorização para cargos de níveis médio e superior



Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/04/2021, às 13h54 - Atualizado às 14h17

Concurso Anvisa: sede da Anvisa
Google Maps

Cresce a expectativa pela realização de um novo   concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em fevereiro, o presidente da instituição, Antonio Barras Torres, encaminhou um pedido ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando aval para início do certame. A agência já conta com pedido encaminhado para a pasta desde maio de 2020, para o preenchimento de 89 vagas. Porém, de acordo com o jornal O Globo, a nova solicitação é um pouco maior e contempla 94 postos. Tendo em vista que, desde então, o aval não se concretizou, a tendência é de que um novo pedido seja encaminhado pelo órgão até 31 de maio, data limite para novos pedidos à Economia, para que as contratações possam já ser consideradas no orçamento do próximo ano.

Das 89 vagas do pedido oficial, 42 são para cargos com exigência de ensino médio e 47 para cargos com exigência de nível superior.

No caso de ensino médio, a distribuição é de 39 postos para o cargo de técnico administrativo e três para técnico em regulação e vigilância sanitária.  É importante ressaltar que, para técnico administrativo, a Anvisa ainda conta com concurso em validade, cujo prazo vai até março. As outras 4 vagas do pedido mais recente são para a carreira de técnico administrativo, elevando para 43 postos solicitados.   

Para quem possui nível superior, o pedido é para analista administrativo (com 11 vagas) e especialista em regulação e vigilância sanitária (36).

Concurso Anvisa - Como foi a última seleção

O último concurso Anvisa ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 78 vagas e cadastro reserva somente para o cargo de técnico administrativo. Abanca foi o  Cebraspe e a seleção contou com uma prova objetiva com 120 itens,sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova dissertativa.

Conhecimentos básicos cobrou temas de língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico, ética no serviço público e atualidades,somente para a prova discursiva.

Para os outros cargos, a última seleção ocorreu em 2013,sendo organizada pela Cetro, quando foram oferecidas 314 vagas, distribuídas por diversos cargos. Do total de postos, 128 foram para cargos com exigência de ensino médio, sendo 100 para técnico em regulação e vigilância sanitária e 28 para técnico administrativo. As 186 restantes, com exigência de nível superior, foram para os cargos de especialista em regulação e vigilância sanitária (157) e analista administrativo (29).

Para técnico em regulação foram 80 questões, sobre língua portuguesa (10), raciocínio lógico e quantitativo (5), direito constitucional e administrativo e ética (10), regulação e administração pública (5), vigilância sanitária e saúde pública (10) e conhecimentos específicos (40), além de prova discursiva sobre regulação e administração pública, vigilância sanitária e saúde pública.

Para analista administrativo e especialista em regulação foram 120 questões, sobre língua portuguesa (10), língua estrangeira – inglês (10),direito constitucional e administrativo (10), políticas públicas e gestão pública (10), regulação (10), vigilância sanitária (10) e conhecimentos específicos (60), além de uma questão discursiva sobre regulação e vigilância sanitária.  

Concurso Anvisa - Lotações do último concurso 

No último concurso Anvisa, a lotação das oportunidades foi para Brasília. Porém, a aplicação das provas ocorreu nas cidades de São Paulo (SP), Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte(MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba(PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB),Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre(RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador(BA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).

 

 

+ Resumo do Concurso ANVISA

ANVISA
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:

concursosconcursos federaisconcursos 2022provas anteriores

Comentários

Mais Lidas