MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso Banco do Brasil: TCU recomenda nova seleção exclusiva para PCDs

Além do concurso Banco do Brasil em andamento, uma nova seleção pode ocorrer em breve, somente para portadores de deficiência

Concurso Banco do Brasil: TCU recomenda nova  seleção exclusiva para PCDs
Concurso Banco do Brasil: unidade do Banco do Brasil: Divulgação
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/01/2023, às 10h48 - Atualizado às 14h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Além do atual concurso Banco do Brasil, que conta com inscrições abertas para o preenchimento de 6 mil vagas para o cargo de escriturário, uma outra seleção pode ser realizada em breve. Acontece que o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a instituição a promover uma nova seleção, especificamente voltada para servidores portadores de deficiência física.

De acordo com relatório do Tribunal, o Banco do Brasil conta, atualmente, com menos de 2% do seu quadro de pessoal composto por pessoas com deficiência, quantitativo inferior ao total definido por lei, que é de 5%.

O parecer do TCU atendeu a um pedido do procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas.

A instituição bancária chegou a contestar  a recomendação do tribunal, durante o processo, com a alegação de que não seria obrigada a abrir novo concurso sem necessidade de pessoal, apenas para atender a determinado dispositivo.

No entanto, o argumento do banco não foi aceito e agora a instituição passará a contar com um prazo de 90 dias, contados do recebimento da notificação, para cumprir a determinação do TCU.

De acordo com o relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, "havendo concurso específico para PCDs, além de se direcionar esforços reais e factíveis à realização do comando institucional, não se criam expectativas de direito em terceiras pessoas não alcançadas pelo edital dos PCDs", disse.

Além disso, é importante ressaltar que o mesmo procedimento já foi adotado, em 2021, pele Caixa Econômica Federal, que realizou concurso público exclusivamente para contratação de pessoal no sentido de atender ao mínimo necessário de servidores portadores de deficiencias.    

Na ocasião, a CEF ofereceu 1.100 vagas dois cargos de nível médio: técnico bancário (para atuação em agências nas 27 unidades da Federação) e técnico bancário na área de tecnologia da informação (com lotação apenas em Brasília, no Distrito Federal).

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Banco do Brasil 2023 PCDs

Banco do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Escriturário
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 5436,00
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

concursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.