Primeiro concurso CGE SP (Controladoria-Geral do Estado de São Paulo) pode ser realizado até o início do próximo ano
Mais um passo para a realização do primeiro concurso CGE SP (Controladoria Geral do Estado de São Paulo). Acontece que foi apresentado, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta terça-feira, 14 de novembro, o projeto de lei complementar 148/2023, do governador Tarcísio de Freitas, que cria a carreira de auditor estadual de controle. O envio já havia sido anunciado, no último dia 9, pelo controlador-geral do órgão, Wagner Rosário. O documento cria um total de 350 vagas para o cargo. Mas a expectativa é de que o primeiro edital, previsto para ser publicado no início de 2024, conte com aproximadamente 200 postos.
O projeto de lei que cria vagas na CGE SP foi encaminhado em regime de urgência pelo governador. Desta forma, a expectativa é de que seja votado com celeridade nas diversas comissões temáticas, para que possa ser apreciado, em definitivo, no plenário da casa.
Para concorrer ao cargo de auditor da CGE SP será necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação ou em áreas específicas, com remuneração inicial de R$ 17.850, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Em 15 de março, Rosário disse que a CGE SP deve ser organizada nos moldes da Controladoria-Geral da União (CGU). Vale lembrar que ele foi ministro-chefe da CGU entre 2017 e 2022, durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
LEIA TAMBÉM
Atualmente, a Controladoria conta com servidores cedidos de outros órgãos para desempenhar suas funções.
São atribuições dos Auditores Estaduais de Controle, o planejamento, a supervisão, a coordenação, a orientação e a execução:
a) das atividades relacionadas à prevenção e à apuração de irregularidades na Administração Pública;
b) da realização de atividades inerentes à garantia da regularidade das sindicâncias e dos processos administrativos disciplinares instaurados no âmbito da Administração Pública;
Parágrafo único - As atribuições dos Auditores Estaduais de Controle têm natureza de atividade privativa de Estado.
A carreira contará com quatro níveis e quatro categorias, da seguinte forma:
A Controladoria-Geral do Estado de São Paulo foi criada pela Lei Complementar nº 1361, de 21 de outubro de 2021. Tem por finalidade a adoção de providências necessárias à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria, à promoção da ética no serviço público e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da Administração Pública direta e indireta do Estado.
Entre as atribuições da Controladoria Geral do Estado estão:
CGE SP
- Controladoria-Geral do Estado de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.