MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Detran DF: retomados preparativos para edital com 182 vagas

Concurso Detran DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) será para o cargo de agente de trânsito, com inicial de R$ 6,7 mil

Concurso Detran DF: retomados preparativos para edital com 182 vagas
Concurso Detran DF: servidores do Detran DF
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/09/2025, às 10h01

Foram retomados os preparativos para a realização do novo concurso Detran DF (Departaento de Trânsito do Distrito Federal). De acordo com as últimas informações, foi solicitada, recentemente, a instrução processual para o andamento do processo. O certame é aguardado desde janeiro de 2024, quando publicada, em diário oficial, a ata da reunião do Conselho Distrital de Segurança Pública, confirmando o concurso. No entanto, ainda não há uma previsão de quando o edital poderá ser efetivamente publicado.

Ao todo, o Detran DF deve oferecer 182 vagas para o cargo de agente de trânsito, sendo 85 para o preenchimento imediato e 97 para formar cadastro reserva de pessoal. Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.792,50.   

Concurso Detran DF: veja atribuições do cargo

  • Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes a ações de policiamento e fiscalização de trânsito;
  • Realizar a operação de tráfego nos limites de sua competência de forma a garantir a segurança e fluidez no trânsito;
  • Executar, acompanhar e defender o cumprimento dos atos do poder de polícia de trânsito;
  • Orientar comunidade na interpretação da legislação de trânsito;
  • Participar de programa de treinamento;
  • Assessorar atividades específicas de sua área de atuação;
  • Executar outras atividades de interesse da área;
  • Exercer plenamente o poder de polícia administrativa de trânsito em todo o DF

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Detran DF é recente e ocorreu em 2022, quando foram oferecidas 366 vagas, sendo 123 para contratação imediata e 243 para cadastro reserva de pessoal, para os cargos de técnico e analista de trânsito. A banca organizadora, na ocasião, foi o IBFC.

A distribuição de vagas por cargos foi a seguinte:

  • técnico em atividades de trânsito - 89 vagas e 151 cadastros
  • analista em atividades de trânsito - 34 vagas e 92 cadastros

A prova objetiva contou com 60 questões, da seguinte forma:

  • 10 questões de língua portuguesa;
  • 5 questões de noções de informática;
  • 5 questões de conhecimentos sobre o Distrito Federal;
  • 10 questões de legislação geral; e
  • 30 questões de conhecimentos específicos.

Também foi aplicada uma prova discursiva, com uma questão de conhecimento específico, que deverá ser redigida entre 15 e 20 linhas.

+ Resumo do Concurso Detran DF 2025

DETRAN DF - DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL
Vagas: 182
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Agente de trânsito e de defesa civil
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Faixa de salário:
Estados com Vagas: DF

concursosconcursos df (distrito federal)concursos 2025provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.