Além do concurso INSS (Instituto Nacional de Serviço Social) em andamento, uma nova seleção está em estudos, para suprir defasagem
Cotado pelo presidente eleito, Luiz Inácio da Silva, para assumir o Ministério do Trabalho e Previdência, o deputado federal Luiz Marinho (PT SP), já se manifestou favoravelmente pela realização de novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). De acordo com informações preliminares, divulgadas pelo Correio Braziliense, o parlamentar, que já foi ministro do trabalho em 2006, confirmou que deve aceitar a indicação. Vale ressaltar que, em novembro, a equipe de transição já havia indicado o interesse em realizar novo concurso em 2023, dentro de um plano de reestruturação no Serviço Social, com oferta de mais mil vagas, com o objetivo de reduzir as filas para atendimento nas agências.
De acordo com o parlamentar "é preciso mais servidores por que a fila hoje é virtual, mas há milhares de pessoas que não têm acesso à internet, nem dominam a ferramenta", disse. "Para o INSS voltar a funcionar é preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, por que senão a bola de neve só vai crescer e custar muito mais para os cofres públicos que terá de pagar os retroativos, além de ser uma maldade para com quem precisa ter seus direitos reconhecidos”, disse.
O próprio presidente eleito Lula se manifestou, por meio de suas redes sociais, no último dia 1, sobre a necessidade de melhorias no sistema de atendimento INSS. De acordo com ele, o atual governo Bolsonaro promoveu o que chamou de um verdadeiro desmonte na autarquia, com uma fila de 5 milhões de pessoas aguardando análise.
Porém, é importante ressaltar que, para a realização de novo concurso para o INSS, no caso de técnico, é necessário primeiramente convocar os aprovados do certame em andamento. Isto significa a convocação de 3.373 novos servidores, considerando as mil vagas inicialmente oferecidas e o cadastro reserva de pessoal.
LEIA TAMBÉM
De qualquer forma, a oferta inicial de mil vagas na seleção 2022 não supre a necessidade de pessoal, tendo em vista que o INSS havia solicitado aval do Ministério da Economia para o preenchimento de 7 mil vagas somente para técnicos.
Além disso, o Instituto também havia solicitado autorização para o preenchimento de mais 1.571 oportunidades para analistas, com exigência de nível superior.
A aplicação das provas do concurso INSS \para técnicos ocorreu no último dia 27 de novembro, para a oferta de 1.000 vagas imediatas para o cargo de técnico. Os gabaritos oficiais já foram divulgados e podem ser consultados na página da banca organizadora, o Cebraspe.
Somente para a cidade de Guarulhos, em São Paulo, a prova foi cancelada, com nova aplicação no último dia 11 de dezembro.
Siga o JC Concursos no Google News
INSS
Vagas: 7655
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Técnico,
Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio,
Ensino Superior
Faixa de salário:
De R$ 6169,00
Até R$ 9767,00
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.