O novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) está previsto desde 2022, quando anunciado pelo então presidente da empresa, Silvani Pereira
Os funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo entraram de greve à meia noite desta quinta-feira, dia 23 de março. A principal reivindicação da categoria é a realização de um novo concurso Metrô SP.
As linhas que foram paralisadas são: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e o monotrilho linha 15-Prata. As demais linhas funcionam normalmente. Foram afetadas quase 3 milhões de pessoas. As últimas informações são de que o Metrô aceitou a proposta dos metroviários para autorizar a operação do metrô com as catracas liberadas e o Sindicato orientou os funcionários a retomarem os trabalhos. Por enquanto, os trens estão circulando de forma interna apenas.
A principal reivindicação dos funcionários ao Metrô SP é a reposição das vagas abertas por meio de concursos públicos em todas as áreas da empresa. São necessários concursos internos e externos para combater a terceirização.
Um novo concurso chegou a ser anunciado em 2022, pelo então presidente Silvani Pereira. Porém, ao deixar o comando da Companhia em janeiro, um novo parecer ainda é aguardado por parte da nova administração.
LEIA TAMBÉM
A categoria também cobra o pagamento de progressões salariais e um abono referente aos três anos trabalhados durante a pandemia da Covid-19.
De acordo com levantamento oficial, divulgado em abril de 2022, a Companhia já contava com uma carência de nada menos do que 2.387 servidores.
De um total de 10.109 vagas existentes, 7.722 atualmente estão preenchidas. Porém, é importante ressaltar que o levantamento leva em consideração dados obtidos até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de aposentadorias, falecimentos e exonerações. Um novo levantamento deve ser anunciado em 30 de abril.
De acordo com o documento, a maior necessidade é para o cargo de operador de transporte metroviário, com um total de 878 vagas em aberto. De um total de 3.286 oportunidades em seu quadro, apenas 2.408 estão preenchidas.
A segunda maior carência é para oficial de manutenção industrial, com 233 vagas em aberto. De um quadro de 1.065 vagas, apenas 832 estão preenchidas.
Por fim, a terceira maior necessidade é para analista de desenvolvimento e gestão, com 229 necessidade. O quadro é de 673 vagas, das quais 444 estão preenchidas.
Alguns outros cargos com necessidade de pessoal são os seguintes:
O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas quatro vagas iniciais para o cargo de agente de segurança metroviário masculino e feminino, com duas vagas cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio e altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres. A remuneração inicial foi de R$ 3.075,16.
A seleção foi composta de duas etapas:
A parte objetiva contou com 50 questões, da seguinte forma:
Antes disso, em 2018, um outro certame foi realizado para o preenchimento de oito vagas para o cargo de oficial de logística e almoxarifado. Neste caso, para concorrer foi necessário possuir ensino médio e carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração inicial de R$ 3.113. A banca também foi a Fundação Carlos Chagas.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso Metrô SP.
* Notícia útil para o Estado de São Paulo. Confira mais informações sobre a região aqui.
Siga o JC Concursos no Google News
Metrô São Paulo
- Companhia do Metropolitano de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.