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Concurso Metrô SP: metroviários em greve pedem contratação de efetivos

O novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo) está previsto desde 2022, quando anunciado pelo então presidente da empresa, Silvani Pereira

Concurso Metrô SP: imagem de trem parado na estação
Concurso Metrô SP: imagem de trem parado na estação - Divulgação
Patricia Lavezzo

Patricia Lavezzo

patricia@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/03/2023, às 09h05 - Atualizado às 09h29

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Os funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo entraram de greve à meia noite desta quinta-feira, dia 23 de março. A principal reivindicação da categoria é a realização de um novo concurso Metrô SP.

As linhas que foram paralisadas são: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e o monotrilho linha 15-Prata. As demais linhas funcionam normalmente. Foram afetadas quase 3 milhões de pessoas. As últimas informações são de que o Metrô aceitou a proposta dos metroviários para autorizar a operação do metrô com as catracas liberadas e o Sindicato orientou os funcionários a retomarem os trabalhos. Por enquanto, os trens estão circulando de forma interna apenas.

A principal reivindicação dos funcionários ao Metrô SP é a reposição das vagas abertas por meio de concursos públicos em todas as áreas da empresa. São necessários concursos internos e externos para combater a terceirização.

Um novo concurso chegou a ser anunciado em 2022, pelo então presidente Silvani Pereira. Porém, ao deixar o comando da Companhia em janeiro, um novo parecer ainda é aguardado por parte da nova administração. 

A categoria também cobra o pagamento de progressões salariais e um abono referente aos três anos trabalhados durante a pandemia da Covid-19.

Veja carência do concurso Metrô SP

De acordo com levantamento oficial, divulgado em abril de 2022, a Companhia já contava com uma carência de nada menos do que 2.387 servidores.

De um total de 10.109 vagas existentes, 7.722 atualmente estão preenchidas. Porém, é importante ressaltar que o levantamento leva em consideração dados obtidos até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de aposentadorias, falecimentos e exonerações. Um novo levantamento deve ser anunciado em 30 de abril.

De acordo com o documento, a maior necessidade é para o cargo de operador de transporte metroviário, com um total de 878 vagas em aberto. De um total de 3.286 oportunidades em seu quadro, apenas 2.408 estão preenchidas.

A segunda maior carência é para oficial de manutenção industrial, com 233 vagas em aberto. De um quadro de 1.065 vagas, apenas 832 estão preenchidas.

Por fim, a terceira maior necessidade é para analista de desenvolvimento e gestão, com 229 necessidade. O quadro é de 673 vagas, das quais 444 estão preenchidas.

Alguns outros cargos com necessidade de pessoal são os seguintes:

  • assistente administrativo - 160 vagas em aberto
  • agente de segurança metroviária - 140
  • técnico de sistemas metroviários - 118
  • assessor técnico I - 7
  • assessor técnico II - 2
  • assessor técnico III - 2
  • assessor técnico IV - 7
  • ajudante de almoxarifado - 23
  • analista de desenvolvimento de gestão júnior - 65
  • controlador de operações centralizada - 6
  • engenheiro - 75
  • engenheiro especializado - 24
  • engenheiro júnior - 52
  • especialista - 52
  • oficial de logística de almoxarifado - 37
  • oficial de manutenção de instalações - 40
  • técnico de restabelecimento e corretivo - 68

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Metrô SP ocorreu em 2019, quando foram oferecidas quatro vagas iniciais para o cargo de agente de segurança metroviário masculino e feminino, com duas vagas cada. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio e altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres. A remuneração inicial foi de R$ 3.075,16.

A seleção foi composta de duas etapas:

  • provas objetivas
  • testes de aptidão física

A parte objetiva contou com 50 questões, da seguinte forma:

  • língua portuguesa - 15 questões
  • matemática e raciocínio lógico - 25
  • atualidades - 10

Antes disso, em 2018, um outro certame foi realizado para o preenchimento de oito vagas para o cargo de oficial de logística e almoxarifado. Neste caso, para concorrer foi necessário possuir ensino médio e carteira de habilitação a partir da categoria "B", com remuneração inicial de R$ 3.113. A banca também foi a Fundação Carlos Chagas.

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso Metrô SP.

* Notícia útil para o Estado de São Paulo. Confira mais informações sobre a região aqui.

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+ Resumo do Concurso Metrô SP 2023

Metrô São Paulo - Companhia do Metropolitano de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

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