Projeto de lei aprovado no Senado pode permitir a realização de novo concurso Ministério da Educação para professores e cargos técnicos

Foi aprovado, na última quinta-feira, 27 de novembro, no Senado Federal, o projeto de lei do Congresso Nacional 30/25, que pode permitir a realização de novo concurso Ministério da Educação. A proposta prevê a criação de 8.600 vagas para a pasta, para professores e cargos da área técnico administrativa. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A proposta também altera o Orçamento Federal de 2025 para permitir o preenchimento de 2 mil vagas nas áreas de segurança do Distrito Federal, além de permitir um rejuste na categoria de 19,60% a 28,40%, em duas parcelas, em 2025 e 2026.
Além do projeto de lei do Congresso aprovado, que cria 8.600 vagas, tramita, na Câmara dos Deputados, desde o último dia 17 de novembro, o projeto de lei 5874/25, do Governo Federal, que cria nada menos do que outras 16.363 vagas no Ministério da Educação, para docentes e técnicos, para o preenchimento de vagas na educação federal.
A proposta foi encaminhada para tramitar em regime de urgência. Desta forma, a tendência é de que seja apreciada com celeridade pelas respectivas comissões, para votação final no plenário.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o documento, as novas vagas para o Ministério da Educação estão distribuídas da seguinte forma:
De acordo com o artigo 4 do projeto, o preenchimento das vagas deverá ser feito de forma gradativa, conforme autorização do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, considerando as condições orçamentárias.
MEC
- Ministério da Educação
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Faixa de salário:
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.