Tudo Sobre

Concurso MPU

Concurso MPU: curso de remoção, já iniciado, pode preceder novo edital

Concurso MPU (Ministério Público da União) já conta com previsão no projeto do orçamento. Também há expectativa de nova carreira



Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 10/12/2020, às 14h15

Concurso MPU: sede do MPU
Concurso MPU: sede do MPU - Google Maps

Segue em pauta a realização de um novo concurso MPU 2021 (Ministério Público da União). O projeto de lei do orçamento 2021 reserva vagas para o preenchimento de 127 vagas no órgão. Além disso, mais um indício de que o certame está cada vez mais próximo é que o ministério deu início ao seu concursos interno de remoção. O processo é destinado para os servidores que pretendem mudar de local de exercício e normalmente é feito antes da realização de um novo certame para novos efetivos. O edital do processo seletivo interno foi publicado nesta quinta-feira, 10 de dezembro, e abrange os cargos de técnico e analista.

A proposta orçamentária, que tramita no Congresso Nacional, prevê prevê 97 vagas para o Ministério Público Federal, 15 para o Ministério Público Militar e 15 para o Ministério Público do Trabalho. Porém, não especifica quantas destas poderão ser destinadas a um novo edital ou quantas para convocação de remanescentes do último concurso.

Caso o novo edital seja confirmado, as carreiras com mais possibilidade de oferta de vagas são técnico de segurança institucional, analista administrativo e bibliotecário.     

O prazo de validade do último concurso, iniciado em 2018, foi suspensa  em 29 de junho, em decorrência da Pandemia de Covid-19. A suspensão conta a partir de 28 de maio  

Concurso MPU 2021: nova carreira

O próximo concurso MPU 2021 poderá contar com um cargo inédito. Acontece que a Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP (Agempu) elaborarou uma minuta com o objetivo de transformar a carreira de agente de segurança institucional em agente de polícia do MPU. O documento foi elaborado nos últimos dias 10 e 11 de outubro, em reunião de planejamento estratégico da diretoria colegiada para o biênio 2020/2022. Agora, a proposta deve ser apresentada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

De acordo com o coordenador executivo da Agempu, Rene Sales Costa, a mudança na carreira tem por objetivo promover uma simetria constitucional. Segundo ele, os poderes da República - executivo, legislativo e judiciário - já contam com polícias próprias, o que pode ser feito também para o MPU.

Ainda segundo ele, caso aprovada, a alteração trará benefícios a todos, pois trará maior economia ao órgão, pois reduzirá custos de instrução em outros órgãos, além de fomentar internamente a produção e disseminação de conhecimento de segurança institucional, gerará ciclos de capacitação e reduzirá necessidades de descolamentos e diárias de servidores.

Concurso MPU : saiba como foi a última seleção

O último concurso MPU ocorreu em 2018, quando contou com uma oferta inicial de 47 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal. As oportunidades foram para os cargos de analista do MPU – Direito, e técnico, na área de administração. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

No caso de técnico, que pede apenas ensino médio, a remuneração inicial foi de R$ 6.862,72, enquanto para analistas, de nível superior, inicial de R$ 11.259,81.

+ Resumo do Concurso MPU

MPU
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não informado
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

concursosconcursos 2021concursos federaisprovas anteriores

Comentários

Mais Lidas