Projeto de lei para transformação de cargos efetivos do MPU em comissionados foi encaminhado para a Câmara dos Deputados
O procurador Geral da República, Augusto Aras, encaminhou, na última segunda-feira, 8 de maio, para a Câmara dos Deputados, o projeto de lei 2402/2023, que visa a transformação de nada menos do que 560 vagas efetivas do MPU (Ministério Público da União) em cargos comissionados e funções de confiança. Caso a proposta seja aprovada pode dificultar a realização de novo concurso MPU.
De acordo com a proposta apresentada pelo PGR, o total de vagas do MPU que poderá ser transformado em cargos comissionados está distribuído da seguinte forma:
Agora, o projeto deve seguir para análise nas diversas comissões internas da Câmara, antes de ser votada, em definitivo, no plenário da casa.
Segundo o PGR, a lotação das vagas comissionadas e funções de confiança deverá ser nos seguintes órgãos:
LEIA TAMBÉM
Segundo o texto apresentado pelo PGR, a transformação não deve acarretar aumento de despesas ao governo.
Veja trechos da justificativa do projeto:
Vale lembrar que, no último dia 3, o Senado aprovou o Projeto de Lei 2969/22 que altera a escolaridade para ingresso, que passa de ensino médio para nível superior. O texto agora segue para sanção por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ateração da escolaridade dos técnicos do MPU foi sugerida por parte de emenda da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), aprovada na Câmara dos Deputados em 21 de março.
O Projeto de Lei busca transformar 141 vagas de técnicos do Ministério Público da União em oito cargos de procuradores de justiça e cargos comissionados, no âmbito do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Com a eventual alteração do requisito para técnico, aqueles que já ganham o Adicional de Qualificação (AQ), por terem curso superior e ingressado com a exigência de formação de nível médio, receberão o valor (5% do vencimento básico) na forma de vantagem pessoal nominalmente identificada (VPNI).
Titulações adicionais (especialização, mestrado ou doutorado) com valores maiores de AQ não poderão ser acumuladas com essa VPNI.
Siga o JC Concursos no Google News
MPU
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Técnico,
Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio,
Ensino Superior
Faixa de salário:
De R$ 9052,00
Até R$ 14852,00
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.