Caso projeto seja efetivamente aprovado, o próximo concurso MPU (Ministério Público da União) exigirá nível superior para técnicos
Ao que tudo indica, o próximo concurso MPU (Ministério Público da União) para a carreira de técnico deve mesmo cobrar formação de nível superior para ingresso. Acontece que foi aprovado, no plenário do Senado Federal, na última quarta-feira, 3 de maio, o Projeto de Lei 2969/22 que altera a escolaridade para ingresso, que passa de ensino médio para nível superior. O texto agora segue para sanção por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta havia sido aprovada, em 25 de abril, pela Comissão de Constituição e Justiça da casa.
A ateração da escolaridade dos técnicos do MPU foi sugerida por parte de emenda da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), aprovada na Câmara dos Deputados em 21 de março.
O Projeto de Lei busca transformar 141 vagas de técnicos do Ministério Público da União em oito cargos de procuradores de justiça e cargos comissionados, no âmbito do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Quando da aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), ressaltou que a transformação de cargos do MPU e do CNMP é assunto de interesse próprio dos órgãos, que têm autonomia para promover reorganização interna. “Já a mudança de nível de escolaridade de técnico judiciário para nível superior atende aos modernos avanços tecnológicos e às novas demandas da administração pública e da sociedade, que, cada vez mais, exigem qualificação dos servidores públicos e qualidade superior nos trabalhos realizados”, explicou.
LEIA TAMBÉM
Com a eventual alteração do requisito para técnico, aqueles que já ganham o Adicional de Qualificação (AQ), por terem curso superior e ingressado com a exigência de formação de nível médio, receberão o valor (5% do vencimento básico) na forma de vantagem pessoal nominalmente identificada (VPNI).
Titulações adicionais (especialização, mestrado ou doutorado) com valores maiores de AQ não poderão ser acumuladas com essa VPNI.
Siga o JC Concursos no Google News
MPU
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Técnico,
Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio,
Ensino Superior
Faixa de salário:
De R$ 9052,00
Até R$ 14852,00
Organizadora: FGV
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.