MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso MPU: Comissão do Senado aprova PL que altera escolaridade dos técnicos

Caso projeto seja efetivamente aprovado, o próximo concurso MPU (Ministério Público da União) exigirá nível superior para técnicos

Concurso MPU: Comissão do Senado aprova PL que altera escolaridade dos técnicos
Concurso MPU: sede do MPU: Google Maps
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/04/2023, às 09h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Avança, no Senado Federal, o Projeto de Lei 2969/22 que altera a escolaridade para ingresso na carreira de técnico do MPU, que pode mudar de ensino médio para nível superior. Caso efetivamente aprovado, um próximo concurso MPU (Ministério Público da União) já deve passar a cobrar a nova exigência de escolaridade. A proposta contou com parecer positivo, na última terça-feira, 25 de abril, por parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa. O texto foi relatado na comissão pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e segue para o Plenário. Caso aprovado deve ser enviado para eventual sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ateração da escolaridade foi sugerida por parte de emenda da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), aprovada na Câmara dos Deputados em 21 de março

Para o senador Veneziano Vital do Rêgo, a transformação de cargos do MPU e do CNMP é assunto de interesse próprio dos órgãos, que têm autonomia para promover reorganização interna. “Já a mudança de nível de escolaridade de técnico judiciário para nível superior atende aos modernos avanços tecnológicos e às novas demandas da administração pública e da sociedade, que, cada vez mais, exigem qualificação dos servidores públicos e qualidade superior nos trabalhos realizados”, disse.

O Projeto de Lei busca transformar 141 vagas de técnicos do Ministério Público da União em oito cargos de procuradores de justiça e cargos comissionados, no âmbito do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Com a eventual alteração do requisito para técnico, aqueles que já ganham o Adicional de Qualificação (AQ), por terem curso superior e ingressado com a exigência de formação de nível médio, receberão o valor (5% do vencimento básico) na forma de vantagem pessoal nominalmente identificada (VPNI).

Titulações adicionais (especialização, mestrado ou doutorado) com valores maiores de AQ não poderão ser acumuladas com essa VPNI.

Com informações da Agência Senado

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso MPU

MPU
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Técnico, Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 9052,00 Até R$ 14852,00
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

concursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.