Concurso Nacional Unificado deve contar com segunda ediçao em 2025, incluindo oportunidades em diversos órgãos federais
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue prevista para ocorrer em 2025. Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 14 de janeiro, a Ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, reforçou que o governo tem interesse em promover um novo certame. No entanto, os detalhes somente serão definidos após o término da primeira edição, iniciada em 2024. O evento ocorreu para divulgar a antecipação dos resultados da primeira edição, que agora devem ocorrer em 4 de fevereiro, uma semana antes da data inicialmente prevista. De acordo com a ministra, com isso poderão ser iniciados os trâmites para discutir a realização do segundo certame.
Neste sentido, disse a ministra:
"Temos muito interesse em realizar a segunda edição do CNU, mas alguma definição somente será feita após a divulgação dos resultados da primeira seleção, a partir de 4 de fevereiro"
A ministra confirmou que, uma vez que aprovado o orçamento federal de 2025, o Mnistério da Gestão poderá definir quanto poderá ser destinado para a convocação de remanescentes da seleção e quanto poderá ser destinado para a autorização de novas seleções federais.
LEIA TAMBÉM
De acordo com ela, o novo certame deve ocorrer e, neste sentido, o Governo deve, após a divulgação dos resultados, fazer um balanço sobre os procedimentos adotados na primeira edição, para que possa haver um direcionamento para o próximo certame.
Alguns órgãos que contam com concursos autorizados já confirmaram o interesse em participação, incluindo:
Em dezembro, o governo encaminhou uma medida provisória ao Congresso Nacional com 38 pontos acordados pelo Ministério da Gestão nas mesas de negociação das carreiras civis do funcionalismo federal, incluindo a criação de 1.500 vagas para dois cargos transversais, que poderão ser oferecidos em uma próxima seleção, distribuídas da seguinte forma:
Embora a medida provisória crie 1.500 vagas, a expectativa é de que o próximo concurso unificado não contemple todas, mas aproximadamente 600 ou 700.
Nos dois casos, para concorrer será necessário possuir formação de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 9.711, podendo chegar a R$ 21.070, no final da carreira, com 20 níveis.
As carreiras transversais são aquelas que podem ser aproveitadas pelos diversos órgãos do governo, de acordo com as necessidades pontuais.
A medida provisória também prevê a criação dos seguintes cargos, mediante transformação:
Desenvolvimento de políticas públicas da justiça e defesa
Desenvolvimento socioeconômico
MGI
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.