Concurso Detran PA: inscrições abertas para 100 vagas

Há chances para agente de fiscalização e agente de educação de trânsito, ambas com exigência de nível médio e salário inicial de R$ 2,1 mil

Dois cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 28/11/2018 - 09:08 | Atualizado: 28/11/2018 - 09:08

Estão abertas as inscrições para o concurso do Departamento de Trânsito do Pará (Detran PA) destinado a preencher 100 vagas imediatas em cargos de nível médio para atuação em todo o Estado.  

Há oportunidades para agente de fiscalização de trânsito (66 postos) e agente de educação de trânsito (34), ambas com jornada semanal de 30 horas e salário de R$ 2.191,52, acrescido de gratificação.

No caso das chances para a área de fiscalização, os concorrentes também devem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "AB" ou superior expedida, no mínimo, há dois anos.

As inscrições se encerram às 23h59 de 20 de dezembro, devendo ser efetuadas pelo endereço https://www.portalfadesp.org.br. O valor da taxa é o mesmo para as duas funções: R$ 35.  

Etapas do concurso do Detran PA

Com duração de quatro horas, as provas objetiva e discursiva estão marcadas para 10 de fevereiro, na capital. A primeira trará 50 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará elaboração de uma redação entre 20 e 30 linhas. 

• APOSTILAS CONCURSO DETRAN PA 2018 - AGENTE DE FISCALIZAÇÃO E DE EDUCAÇÃO

O conteúdo programático abrange língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, legislação aplicada ao Detran PA, ética e qualidade no serviço público, informática e conhecimentos específicos.

As outras fases da seleção preveem, apenas para agente de fiscalização, avaliações médica e psicológica, teste de capacidade física, entrega de Certidão Negativa Criminal e curso de formação.   

O concurso do Detran PA terá validade de um ano, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do departamento, conforme estabelece o edital.

Concurso Detran PA: atribuições dos cargos

Agente de fiscalização de trânsito - Realizar atividades de fiscalização e operação de trânsito, fiscalização de veículos e de documentos; operações especiais de fiscalização em vias urbanas e rodovias; operações integradas com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado e órgãos da área de segurança pública estadual; proceder levantamento de dados no local de acidente de trânsito em rodovias estaduais e em vias urbanas devidamente conveniadas, para elaboração do Boletim de Ocorrência e Acidente de Trânsito - BOAT; orientação e monitoramento da circulação; ordenação do trânsito na forma da legislação vigente; participar e apoiar as ações de engenharia e educação para o trânsito desenvolvidas pelo DETRAN/PA; coletar dados para subsidiar a elaboração de relatórios estatísticos; conduzir viaturas de fiscalização da Autarquia e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

Agente de educação de trânsito - Realizar atividades relacionadas à execução de programas e projetos de Educação para o Trânsito; apoiar as ações de fiscalização e engenharia de trânsito e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

Concurso Detran PA: o que estudar para a prova


 

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Atualizado: 19/11/2018 - 09:40

Liquigás: divulgado gabarito de concurso com 1.349 vagas

Oportunidades do edital são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais chegam a R$ 4,8 mil

Em 17 Estados e DF

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Fundação Cesgranrio divulgou nesta segunda-feira (19) os gabaritos da prova objetiva do processo seletivo público da Liquigás. A seleção visa o preenchimento de 1.349 vagas, sendo 74 imediatas e 1.275 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Os candidatos podem conferir no site www.cesgranrio.org.br as provas e gabaritos da avaliação, que foi aplicada no último domingo (18). O exame contou com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos e conhecimentos específicos. 

Vagas do concurso da Liquigás

Aqueles que têm o ensino fundamental incompleto disputam a função pública de ajudante de carga e descarga I (19 vagas + 345 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.321,09.

Quem concluiu o ensino fundamental concorre ao emprego de oficial de produção I (23 + 725 CR), com ganho de R$ 1.691,10.

Para ensino médio, as chances do edital são para os cargos de ajudante de motorista granel I (1 + 5 CR), assistente administrativo I (1 + 5 CR), assistente de logística I (8 + 40 CR), oficial de manutenção I elétrica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (1 + 10 CR), operador de gás I (5 + 35 CR), técnico de instalações I (1 + 5 CR) e técnico de segurança do trabalho I (1 + 5 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.

• APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS
• CURSOS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para profissional de vendas júnior (6 + 30 CR), profissional júnior - comunicação social (1 + 20 CR), profissional júnior - direito (1 + 15 CR), profissional júnior - economia (3 + 20 CR), profissional júnior TI analista de sistemas (1 + 5 CR) e profissional júnior TI arquiteto de soluções (1 + 5 CR). As remunerações são de R$ 3.583,26 para profissional de vendas júnior e R$ 4.894,08 para os demais postos. 

A Liquigás ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-gás; vale-refeição ou refeitório no local; vale-alimentação; vale-transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio-funeral; seguro de vida em grupo; e auxílio-creche.

Ofertas serão lotadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Somente em São Paulo, são oferecidas 346 vagas.

Concurso Liquigás: informações sobre as provas

Além da prova objetiva, o processo seletivo ainda contará com a seguinte avaliação: prova de capacidade física para ajudante de carga e descarga e de oficial de produção.

As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Vitória/ES e Campo Grande/MS.  

O participante deverá acompanhar todas as publicações referentes ao processo seletivo no site da Fundação Cesgranrio. 

Mais informações sobre a Liquigás 

A Liquigás, fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. em 2004 e em novembro de 2012 passou a ser subsidiária direta da Petrobras. Ela atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 Estados (exceto Amazonas, Acre e Roraima).

A empresa conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, 1 base de armazenagem e carregamento rodo-ferroviário, 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede com aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, além de sua sede, na cidade de São Paulo/SP.

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Atualizado: 14/11/2018 - 11:45

MPC PA: concurso pode ter aumento da oferta de vagas

Oferta preliminar é de 30 vagas imediatas e cadastros reserva. Comissão, formada, trabalha na escolha da banca

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

De acordo com informações do presidente da comissão do novo concurso público que será realizado pelo Ministério Público de Contas do Pará (MPC/PA), Guilherme da Costa Sperry, a seleção poderá contar com um aumento no total de 30 vagas inicialmente previstas. Segundo ele, o edital já está em fase de elaboração e deve ser liberado em 2019.

A comissão do concurso, formada em 13 de agosto, também deve deliberar quanto à forma de contratação da banca organizadora, que poderá ser por meio de licitação ou dispensa, o que deve ser confirmado em breve.


Já está certo que o concurso contará com uma vaga para o cargo de procurador de contas e servidores de níveis médio e superior. Quem possui ensino médio poderá concorrer ao cargo de assistente ministerial de controle externo, com remuneração inicial de R$ 3.154,60. Para nível superior, as oportunidades serão para analista ministerial, que será destinado para duas áreas. A primeira é a área de controle externo, com exigência de nível superior em qualquer área. A segunda é a especializada, que pede formação específica nas áreas de administração, ciências contábeis, comunicação social, direito, engenharia civil e tecnologia da informação. Neste caso, as remunerações iniciais são de R$ 6.260,22.


A remuneração e exigências para o cargo de procurador ainda serão confirmadas.


Já havia sido deliberado, em 2016, que a seleção contaria com 30 postos, sendo nove para preenchimento imediato e 21 para formar cadastro reserva de pessoal. Embora o quantitativo possa sofrer alterações, o presidente da comissão adianta que este total será mantido, podendo ser, inclusive, ampliado.

No caso de assistente ministerial de controle externo, o levantamento indica uma vaga, além de uma vaga  para assistente ministerial de informática.


Para analista ministerial, a oferta inicial foi definida de uma vaga e dois cadastros reserva para a especialidade de administração, uma vaga e um cadastro para ciências contábeis, uma vaga imediata para comunicação social, duas vagas e 14 cadastros para especialidade de controle externo, uma vaga e dois cadastros para direito, um cadastro para engenharia civil, um cadastro e uma vaga para tecnologia da informação. 

 
A comissão é presidida pelo procurador-geral de contas em substituição Guilherme da Costa Sperry, procuradores de contas Felipe Rosa Cruz e Deila Barbosa Maia, tendo como suplente o procurador de contas Stanley Botti Fernandes, bem como a servidora Lúcia Helena Lima Costa, tendo o servidor Jair Dias da Silva como suplente.


Uma comissão já havia sido formada em 2016, mas os trabalhos haviam sido suspensos em decorrência da necessidade de aprovação do plano de cargos dos servidores, o que já foi resolvido, em decorrência da lei 8.596, de 11 de janeiro, permitindo a realização do certame

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Atualizado: 08/11/2018 - 15:30

Reformas de Bolsonaro e o impacto na geração de empregos

Conversamos com especialistas sobre como a criação do Superministério da Economia e a indefinição do Ministério do Trabalho poderão impactar na vida dos trabalhadores

Fusão dos ministérios

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A reforma ministerial do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que aos poucos vai anunciando as mudanças que veremos em 2019, gera dúvidas e incertezas na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nas áreas da economia e do trabalho. Conversamos com especialistas sobre como a fusão dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficou conhecido como “Superministério da Economia”, além da indefinição da pasta Trabalho, que poderá manter o status de ministério ou virar secretaria, poderão impactar na geração de emprego, especialmente na iniciativa privada.

Na visão de Cleverson Luiz Pereira, professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional – Uninter, é preciso ressaltar que o Superministério da Economia necessitará de tempo para alinhar sua nova estrutura de funcionamento, já que sua criação envolverá a fusão de outros ministérios. Em plenas condições de atuação, a nova pasta poderá promover a agilidade das decisões e criar impactos dentro da economia. “Economia ágil gera riquezas e postos de trabalho com maior frequência e impacta de forma positiva na geração de empregos”, afirma.

Para exemplificar uma ação ágil, Cleverson cita que o superministério poderia dar acesso amplo a todos os empreendedores brasileiros, sem distinção, ao crédito de desenvolvimento através de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a desburocratização da abertura de empresas.

Por outro lado, Silvio Soledade, consultor e coordenador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), recorda que não será a primeira tentativa de agrupar órgãos públicos. “Já tentamos na gestão Collor constituir um Superministério da Economia e a experiência não deu certo. O foco dos ministérios são diferentes, enquanto o Ministério do Planejamento é voltado para o funcionamento da máquina pública, os outros (Fazenda e Indústria e Comércio) são voltados para a iniciativa privada”, explica.

Silvio avalia que é prematuro entender como será o funcionamento e a atenção das demandas geradas pelos ministérios, antes separados e agora sob um único comandante. A interlocução entre o novo órgão e as empresas da iniciativa privada deverá ser bem executada para evitar frustrações de ambos os lados. “Os industriais poderão pressionar o governo com ameaças de demissão em massa em função desta falta de interlocução. Pode ser só pressão ou pode ser também que a ausência de um diálogo com o novo governo possa impactar não somente em demissões, mas principalmente na geração de novas vagas na iniciativa privada”, completa.

Resultados não devem vir a curto prazo

Ambos os especialistas entrevistados concordam que os impactos da reforma ministerial não devem ser a curto prazo. Vale destacar que no caso do Superministério da Economia serão três pastas unificadas em uma. “Em virtude da grande estrutura a ser adaptada e da nova lógica de funcionamento do superministério, que deverá levar um tempo para maturidade, não teremos impactos em curto prazo, mas vejo boas perspectivas para o final de 2019 e o começo de 2020”, prevê Cleverson.

Deve levar um tempo para que seja estabelecido um elo de afinidade do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro com o mercado, acredita Silvio. “Pelos diálogos iniciais não me parece que essa convergência acontecerá no curto prazo. O governo vai ter de provar para que veio”, diz.

Reforma ministerial x Geração de emprego

Quando perguntado sobre até que ponto uma reforma ministerial poderia contribuir para empregabilidade, o coordenador da ABMEN explica que a geração de emprego no curto prazo dependerá de investimento em infraestrutura. “E isto só vai acontecer na hora que o governo tomar pé da situação. Não me parece que será foco no primeiro ano do governo”, salienta. Silvio acrescenta que os primeiros meses da nova gestão poderão trazer bons indícios. “Um bom sinal será o equilíbrio das contas públicas e a reconquista da confiança por parte dos investidores, que poderá acontecer nas iniciativas que serão implementadas e no diálogo com o Congresso no primeiro semestre”.

Cleverson comenta que o ponto principal de uma reforma ministerial é enxugar estruturas “inchadas”, capaz de ser igual ou mais eficiente do que a antiga. “No caso do superministério, se ele funcionar da maneira apresentada pela equipe do novo governo, trará agilidade na tomada de decisões fundamentais para o desenvolvimento da economia. Uma vez aquecida, a economia fortalece a geração de riquezas e contribui para abertura de novos postos de emprego”.

Cortar encargos trabalhistas é pouco, dizem especialistas

Em entrevista durante o período de eleições, o economista Paulo Guedes, futuro ministro da nova pasta da economia, disse que pretende cortar encargos trabalhistas e gerar até 10 milhões de empregos em dois ou três anos. Na visão de Cleverson, a medida poderá ajudar, mas não será o suficiente, pois a estratégia para fomentar a geração de emprego em um único mandato vai além de cortes em encargos trabalhistas. “Outras medidas são necessárias, como impulsionar o crescimento econômico, apoiar projetos de investimentos dos novos e antigos empresários (reduzir a burocracia), desenvolver obras de infraestrutura pelo país, facilitar e baratear o acesso ao crédito para as pessoas físicas e jurídicas, entre outros”.

Silvio reforça que além de cortar encargos trabalhistas, o que vai determinar o crescimento nos índices de empregabilidade é a situação econômica do país. “Independentemente da desoneração da folha de pagamento, isto só acontecerá se houver perspectivas de crescimento da economia, investimento em infraestrutura e a conquista da confiança dos investidores externos”.

A indefinição do Ministério do Trabalho

Após confirmar a extinção do Ministério do Trabalho no início de novembro, Jair Bolsonaro voltou atrás na última terça-feira, 13, e disse que manteria a pasta com status de ministério. Porém, na manhã de quarta-feira, 14, um novo recuo. O presidente eleito declarou que enxugará o órgão, mas que ainda não está definido se o ministério se manterá como tal ou se virará uma secretaria. “Legislação trabalhista está preservada. Não importa se vai ter status de ministério, pouco tem a ver”, afirmou Bolsonaro em entrevista à TV Record.

Ainda de acordo com Bolsonaro, a pasta Trabalho não deverá se juntar a Indústria e Comércio, que será incorporada ao Superministério da Economia e comandada pelo economista Paulo Guedes.

Em meio a indefinição de Bolsonaro, vale destacar que o Ministério do Trabalho é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Também é incumbido de fiscalizar os postos de trabalho e participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional.

“Do ponto de vista do empregado, o Ministério do Trabalho é o responsável pela gestão dos direitos e deveres dos trabalhadores em suas relações com os empregadores e fiscaliza para que os direitos e deveres sejam preservados. Já do ponto de vista do empregador, o bom empregador sofrerá com a concorrência desleal de empregadores aproveitadores, capazes de contratar mão de obra em condições ‘escravas’, uma vez que não existe mais um ministério específico e atuante no mercado de trabalho”, finaliza o professor Cleverson.

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:55

Concurso Bacen para 220 vagas segue no aguardo do aval

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

 

É grande a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) libere a autorização para a abertura do novo concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Em maio, o órgão encaminhou um pedido para o preenchimento de 200 vagas.

Das oportunidades pleiteadas, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

O concurso Bacen é um dos vários que precisam ser realizados realizados urgentemente devido à grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 24/10/2018 - 10:11

Concurso MPU: saiu gabarito para técnico e analista

Avaliação foi aplicada para mais de 264 mil candidatos no último domingo (21). Seleção preencherá postos em diversos Estados

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Os mais de 264 mil inscritos para o concurso do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar aqui o gabarito da prova objetiva, aplicada no último domingo (21). Estão em disputa 47 vagas de técnico e analista. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo foi composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também teve uma avaliação dissertativa.

No total, o concurso do MPU conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

• CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU 2018
• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas até 10 de setembro, pela página eletrônica da organizadora, o Cespe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista. Ao todo, a seleção registrou 264.924 inscritos. 

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

Concurso MPU: retificação do edital

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 23/10/2018 - 11:22

Ananindeua PA divulga edital de concurso para 394 vagas

Com inscrições a partir de 29 de outubro, seleção preencherá postos em cargos de todas as escolaridades. Prova está marcada para 20 de janeiro

Diversas áreas

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A Prefeitura de Ananindeua, no Estado do Pará, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 394 vagas imediatas. A oferta salarial varia de R$ 954 a 1.347,94.

Quem possui nível fundamental pode concorrer aos postos de auxiliar municipal nas funções de mensageria e protocolo (30 oportunidades), motorista (30), gari (30), merendeira (40), servente - serviços gerais (130) e vigilância e segurança (70). 

Ensino médio é requisito para quem pretende disputar o cargo de técnico municipal na área de secretariado (50).

Há chances de nível superior para assistente social (5), veterinário (3), enfermeiro (3) e farmacêutico bioquímico (3).

Concurso Prefeitura Ananindeua: inscrição e etapas

Será possível se inscrever entre 29 de outubro e 17 de dezembro, mediante a realização de cadastro pelo site http://www.cetapnet.com.br. As taxas custam R$ 55 (ensino fundamental), R$ 70 (médio) e 90 (superior). 

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE ANANINDEUA 2018 - DIVERSOS CARGOS

A seleção prevê apenas prova objetiva, marcada para ocorrer em 20 de janeiro. Os candidatos deverão solucionar 50 questões de múltipla escolha em, no máximo, três horas e meia.

As perguntas abordarão língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, atualidades, legislação, informática e conhecimentos específicos, variando as disciplinas de acordo com a vaga em disputa. 

O concurso da Prefeitura de Ananindeua terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital.

Cronograma do concurso da Prefeitura de Ananindeua PA


 

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Atualizado: 22/10/2018 - 17:30

Concurso INSS: falta de servidores afeta serviços

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Pedido para 7.888 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos considerados mais urgentes, isso porque a falta de servidores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Vários dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seu benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

• APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL
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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

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Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 22/10/2018 - 11:08

Câmara de Prainha PA abre prazo de concurso com 12 vagas

Candidatos de níveis fundamental e médio deverão garantir a participação no certame até o dia 16 de novembro

Ganhos de até R$ 1,4 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Entra em vigor nesta segunda-feira (22) o prazo de inscrição do concurso público da Câmara Municipal de Prainha, localizada no Estado do Pará. A seleção visa o provimento de 12 vagas do seu quadro de efetivos. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de auxiliar de serviços gerais (2 vagas), agente de operações - vigilante (4), auxiliar administrativo (3) e office boy (1). O salário inicial é de R$ 954. 

Para quem tem o ensino médio, as chances são para os cargos de agente administrativo (1) e agente legislativo (1). O vencimento é de R$ 1.431. 

O Instituto Ágata é o responsável pela organização e execução do certame. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.institutoagata.com.br até o dia 16 de novembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 45 (ensino fundamental) e R$ 60 (nível médio). 

Prova do concurso da Câmara de Prainha PA

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 30 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado na cidade de Prainha/PA no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições do agente legislativo da Câmara de Prainha PA

Digitar textos, documentos, tabelas e similares; receber, conferir e registrar a tramitação de proposições e demais expedientes, fiscalizando o cumprimento das normas referentes a protocolo; autenticar documentos e preencher fichas de registro para formar processos; preencher fichas, formulários e mapas, conferindo as informações e os documentos originais; elaborar demonstrativos e relações, realizando os levantamentos necessários; participar das atividades de controle dos bens patrimoniais da câmara; auxiliar na organização da pauta das sessões plenárias; redigir as atas das sessões ordinárias e extraordinárias da câmara; manter atualizado o arquivo de legislação e outros documentos; redigir ou participar da redação de proposições, projetos de lei, resoluções, atas, ofícios, memorandos, editais, requerimentos, correspondências, pareceres e outros documentos; analisar e fornecer informações em processos de rotina administrativa da câmara; selecionar e arquivar resoluções, leis, decretos e outros atos normativos de interesse da câmara; coordenar a classificação, o registro e a conservação de processos, livros e outros documentos em arquivos específicos; elaborar ou colaborar na elaboração de relatórios parciais e anuais, atendendo às exigências ou normas legais; proceder ao cadastramento de todo o trâmite de proposições, projetos e leis, para atualizar o sistema informatizado, encaminhando as matérias aprovadas ao Poder Executivo; protocolar as proposições dos vereadores; arquivar documentos e atos administrativos recebidos e expedidos; auxiliar, quando necessário, nos serviços de natureza contábil da câmara; arquivar cópia dos jornais contendo a publicação dos atos da câmara; assistir os vereadores em todas as demandas diárias e durante as sessões; entre outras tarefas. 
 

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Atualizado: 03/09/2018 - 12:47

Concurso Correios: confira novidades para o edital

Expectativa de que o novo concurso dos Correios tenha vagas para os cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo, ambos com exigência de nível médio completo

Em diversos Estados

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Anunciado em 2012, o concurso dos Correios ainda é um dos mais aguardados pelos brasileiros. Ano após ano a "novela" continua e a expectativa é de que, em breve, haja novidades para o certame.

Os sindicatos da categoria esperam que um novo certame seja realizado o mais rápido possível, porém a instituição ainda não tem previsão para o lançamento do edital.

Em 2015, o órgão estava com tudo pronto para lançar um edital com 2.000 vagas para carteiro e operador de triagem e transbordo, só que pouco tempo antes de isso acontecer, por conta da crise financeira no país, o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) determinou que a empresa não ampliasse o seu quadro de pessoal e, por tal motivo, os preparativos do certame foram suspensos.

Concurso Correios: defasagem de pessoal

Uma carência de 20.000 servidores é o que tem os Correios. Este dado já chegou a ser reconhecido pelo próprio órgão, segundo informações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect).

A alta defasagem de pessoal já foi discutida diversas vezes entre os sindicatos da categoria e o órgão. O motivo é que a falta de profissionais tem afetado os serviços à população, como a entrega de cartas.

Concurso dos Correios: antes da suspensão

No ano passado, a assessoria de imprensa divulgou que seriam abertas 2.000 vagas efetivas, além de cadastro reserva, em 11 Estados, incluindo São Paulo, mais o Distrito Federal. O edital apresentaria oportunidades para carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT). Ambos os cargos exigem ensino médio completo.

Os salários iniciais são de R$ 1.284 para OTT, já incluindo a gratificação. No caso do carteiro, os vencimentos correspondem a R$ 1.620,50, se acrescentado o adicional de distribuição. Fora as remunerações, os admitidos recebem vale-alimentação/refeição na quantia de R$ 971,96 a R$ 1.092,48. Acrescentando o valor máximo do benefício, o rendimento das carreiras chega a R$ 2.376,48, para operador, e a R$ 2.712,98 para carteiro.

Como benefícios, os Correios oferecem, ainda, vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio babá, além de adicionais (de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários) e a possibilidade de adesão ao Plano de Previdência Complementar.

As oportunidades do concurso dos Correios seriam distribuídas pelos Estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. Não seriam disponibilizadas vagas nos demais Estados do país porque a empresa ainda possui cadastro reserva vigente do processo seletivo realizado em 2011 em tais localidades.

Os candidatos que se inscrevessem no concurso fariam provas de conhecimentos e, se aprovados, seriam submetidos também a um teste de esforço.

Concurso Correios: benefícios oferecidos

No site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos há informações detalhadas sobre os benefícios que são oferecidos aos funcionários. Confira abaixo:

Plano de saúde: mais de 60 ambulatórios próprios para atendimento médico, odontológico e de enfermagem, gratuito.

Reembolso-creche/Reembolso-babá (R$ 360,20/mês): destinado às mães com filhos de até 7 anos.

Auxílio especial (R$ 571,74/mês): Destinado aos empregados com filhos portadores de necessidades especiais devidamente comprovadas e avaliados pelo serviço médico dos Correios.

Vale-transporte: conforme legislação, o primeiro fornecimento será feito mediante reembolso na folha de pagamento e, após isso, o benefício será concedido em cartão eletrônico, vale em papel ou outro meio utilizado pelo fornecedor. Compartilhamento é de 6% do salário-base proporcional aos dias úteis do mês.

Previdência - POSTALIS: É o instituto de previdência dos empregados dos Correios que visa complementar os benefícios assegurados pela previdência oficial.

Adicional noturno: empregados com jornada normal noturna, mista ou extraordinária recebem adicional noturno de 60% sobre o valor da hora diurna e em relação ao salário-base (a lei prevê até 20%).

Horas-extras: os Correios pagam 70% sobre o valor da hora normal, 20% a mais do que o exigido pela CLT.

Trabalho nos fins de semana: empregados da área operacional com carga de 44 horas semanais, que trabalham regularmente nos finais de semana, recebem um valor complementar de 15% do salário-base. Qualquer empregado, independentemente de sua área de lotação, quando convocado, tem direito a esse adicional proporcional ao fim de semana trabalhado.

Anuênios: 1% sobre o salário-base por ano de serviço prestado. Esse valor é aplicado também sobre a gratificação de função, ou complemento de remuneração singular.

Diferencial de mercado: valor variável e temporário, pago para compatibilizar níveis de salários dos Correios com os praticados no mercado.

Adicional de atividade: valor pago aos empregados do cargo de agente de Correios, que atuam diretamente nas atividades-fim da empresa, tanto na distribuição domiciliar quanto no tratamento de objetos postais e também no atendimento em guichês.

Concurso Correios: edital de 2011

Os Correios lançaram, em 2011, um edital com 9.190 oportunidades distribuídas entre as carreiras de carteiro, atendente, operador de triagem e transbordo, analista de correios, médico do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, técnico em segurança do trabalho, analista de saúde, engenheiro de segurança do trabalho e enfermeiro do trabalho.

As vagas foram lotadas em todos os Estados brasileiros e as remunerações iniciais oscilaram entre R$ 1.003,57 e R$ 3.211,58, sem incluir os benefícios oferecidos pela instituição.

Organizado pelo Cespe/UnB, este processo seletivo dos Correios constou de provas objetivas compostas de 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos - divididas nos temas de língua portuguesa, inglês (para alguns cargos), informática e administração pública – e 70 de conhecimentos específicos.

Concurso dos Correios: atribuições dos cargos

Carteiro - 1. Executar as atribuições relativas à coleta, recebimento, triagem, conferência, recondicionamento, distribuição, anotações, baixa e devolução de objetos postais, mensagens telegráficas, contratos especiais e outros produtos e serviços previstos no porta-fólio da ECT, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas, inclusive as de segurança, para atender ao plano de trabalho estabelecido pela Empresa; 2. Operacionalizar o processo produtivo telemático, relativo à distribuição, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa; 3. Relatar à chefia imediata, quando constatar a ocorrência de irregularidades no fluxo postal na atividade, para subsidiar a tomada de decisão; 4. Participar, em caráter eventual e opcional, de campanhas promocionais e sociais da Empresa, divulgando produtos e serviços, sugerindo possíveis oportunidades de negócios, prestando informações sobre programas para atender as políticas governamentais e plano estratégico da Empresa; 5. Executar as atribuições relativas ao atendimento e vendas nas Unidades de pequeno porte, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa; 6. Executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem a atividade na Unidade para atender o plano estratégico da Empresa. O(a) Carteiro(a) realiza a entrega externa de objetos de correspondência, encomendas e malotes, precedida da organização interna desses objetos, normalmente a pé, carregando uma bolsa com peso-limite estabelecido em Acordo Coletivo de Trabalho, podendo, também, exercer sua atividade de bicicleta ou motorizado, sob condições climáticas variadas.

Operador de triagem e transbordo - 1. Executar as etapas do processo de tratamento e encaminhamento (manuseio, preparação, triagem, separação, conferência, unitização, recepção, despachos e outros) de objetos postais, contratos especiais, demais produtos e serviços do porta-fólio da ECT, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas inclusive as de segurança, para atender ao plano de trabalho estabelecido pela Empresa; 2. Participar, em caráter eventual e opcional, de campanhas promocionais e sociais da ECT, divulgando produtos e serviços, sugerindo possíveis oportunidades de negócios, prestando informações sobre programas para atender as políticas governamentais e plano estratégico da Empresa; 3. Relatar à chefia imediata, quando constatar a ocorrência de irregularidades no fluxo postal na atividade, para subsidiar a tomada de decisão; 4. Executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem a atividade na Unidade, para atender o plano estratégico da Empresa. A atividade de Operador(a) de Triagem e Transbordo também envolve o levantamento de até 30 kg de peso, sem auxílio de equipamentos, em atividades repetitivas; permanência em pé e agachamentos por longos períodos e constante movimentação de punhos e braços; transbordo de objetos postais entre unidades da ECT.

Concurso Correios: conteúdo programático de 2011

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Sintaxe da oração e do período. 7 Pontuação. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Significação das palavras. 11 Formação de palavras.

MATEMÁTICA: 1 Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. 2 Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3 Números reais. 4 Expressões numéricas. 5 Equações e sistemas de equações de 1.o grau. 6 Sistemas de medida de tempo. 7 Sistema métrico decimal. 8 Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 9 Regra de três simples. 10 Porcentagem. 11 Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto. 12 Princípios de geometria: perímetro, área e volume.

INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos de computação. 2 Componentes de hardware e software de computadores. 3 Sistema operacional Windows (XP e VISTA). 4 Conhecimentos de Word, Excel, PowerPoint. 5 Internet: conceitos, navegadores, tecnologias e serviços.

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Atualizado: 20/08/2018 - 15:47

Câmara de Óbidos PA abre prazo de concurso com 38 vagas

A participação deverá ser garantida até o dia 24 de setembro. Salários iniciais oferecidos chegam a R$ 2,6 mil

Todos os níveis

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Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Óbidos, situada no Estado do Pará. A seleção visa o preenchimento de 38 vagas, sendo 18 para contratação imediata e 20 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. 

De acordo com o edital, o cadastro reserva é apenas uma expectativa de direito a nomeação, de que dependerá da abertura de novas vagas durante o prazo de validade do concurso (de dois anos, prorrogável por igual período).

Aqueles que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para as funções de vigia (2 vagas + 2 CR), motorista (2 CR), auxiliar de serviços gerais (2 + 2 CR) e almoxarife (1 + 2 CR), cujo salário inicial é de R$ 954, além de auxiliar legislativo (3 + 2 CR), com ganho de R$ 1.040.

Os cargos de digitalizador (1 + 2 CR) e agente legislativo (4 + 2 CR) exigem o ensino médio completo. Os respectivos vencimentos são de R$ 954 e R$ 1.200. 

Para quem tem curso técnico, a chance é para o emprego de técnico em informática (3 + 2 CR), cujo inicial é de R$ 1.020.

Nível superior é requisito para os postos de assistente social (1 + 2 CR) e assessor jurídico de controle interno (1 + 2 CR), cujas respectivas remunerações são de R$ 1.400 e R$ 2.600. 

 

Concurso Câmara de Óbidos PA: inscrições e prova

 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através da página eletrônica www.paconcursos.com.br, até o dia 24 de setembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 65 para ensino fundamental, R$ 75 para nível médio e curso técnico e R$ 110 para formação superior. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, noções de informática, atualidades e legislação e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado nos municípios de Óbidos/PA e Santarém/PA no dia 11 de novembro, em locais e horários a serem divulgados, oportunamente, no site da banca organizadora do certame. 

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Atualizado: 14/08/2018 - 15:35

Juruti PA realiza concurso para agente de saúde

Edital disponibiliza 27 vagas para contratação imediata. Cargo cobra ensino médio e paga R$ 1.014

Inscrições de 20 a 24/8

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A Prefeitura de Juruti, município localizado no Estado do Pará, abriu processo seletivo destinado a preencher 27 vagas de agente comunitário de saúde.

 

O cargo oferece vencimentos iniciais de R$ 1.014 e pode ser disputado por profissionais que possuem ensino médio e idade mínima de 18 anos. 

 

Com taxa de R$ 30, as inscrições serão recebidas entre 20 e 24 de agosto, das 8h às 15h, na sede do Conselho de Saúde de Juruti (praça da República, s/nº).

 

Marcada para 9 de setembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. 

 

Os aprovados na primeira fase serão convocados para realização do curso introdutório de formação inicial e continuada, entre 1 e 5 de outubro. 

 

Para a etapa de avaliação de títulos, os candidatos deverão entregar os documentos no Conselho de Saúde, nos dias 25 e 26 de setembro, das 9h às 15h.

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da Prefeitura de Juruti, conforme estabelece o edital.

 

 

Atribuições do agente comunitário de saúde

 

 

Desenvolvimento de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal.
 

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Atualizado: 06/08/2018 - 10:55

Capanema PA lança EDITAL de concurso com 577 vagas

Com ofertas destinadas a profissionais de todas as escolaridades, concurso da Prefeitura de Capanema abre inscrições em 10 de agosto

Salários até R$ 6,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Capanema, no Estado do Pará, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 577 vagas imediatas. Os salários vão de R$ 954 a R$ 6.150. 

 

Quem possui nível fundamental tem chances como auxiliar de serviços gerais (140 postos), auxiliar de serviços urbanos (30), coveiro (12), vigia (20), mecânico de máquinas e veículos (2), operador de máquinas (5), motorista (12) e motorista de caminhão (2).

 

Há ofertas com exigência de ensino médio e, em alguns casos, formação técnica para assistente administrativo (67), secretário escolar (8), agente de fiscalização de obras (4), fiscal de receitas municipais (6), agente de fiscalização de trânsito (15), fiscal ambiental (3), técnico em radiologia médica (3), técnico em computação (3), técnico agrícola (1), técnico em laboratório médico (1), técnico de enfermagem (10), técnico em edificações (2), cuidador educacional (20), cuidador social (8) e topógrafo (1).

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE CAPANEMA 2018 - DIVERSOS CARGOS

 

Estão em disputa cargos de nível superior para assistente social (7), nutricionista (2), contador (2), engenheiro civil (2), engenheiro agrônomo (1), enfermeiro (10), médico veterinário (1), fisioterapeuta (2), odontólogo (4), psicólogo (1), administrador (1), fonoaudiólogo (2), auditor fiscal (1), analista de sistema (3), engenheiro ambiental (1), engenheiro florestal (1), geólogo (1), bibliotecário (1), engenheiro de pesca (1), médico clínico geral (5), professor de educação física (10), professor de educação básica (130) e técnico pedagógico (13).

 

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Capanema 2018

 

 

As inscrições serão recebidas entre 17h de 10 de agosto e 23h59 de 5 de setembro, por meio do site http://www.portalfadesp.org.br. As taxas custam R$ 50 (ensino fundamental), R$ 60 (médio) e R$ 70 (superior). 

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 21 de outubro, de títulos (funções de nível superior) e física (apenas para agente de fiscalização de trânsito), em datas a serem definidas. 

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Capanema terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal. 

 

 

Concurso Prefeitura Capanema: atribuições do auxiliar de serviços gerais

 

 

Atividades de natureza repetitiva, relacionada ao preparo e distribuição de alimentos, limpeza e conservação dos prédios públicos, confecção e lavagem de roupas de uso hospitalar.

 

 

Atribuições do assistente administrativo no concurso da Prefeitura de Capanema

 

 

Executar tarefas administrativas nas áreas de protocolo, arquivo, orçamento e finanças, pessoal, material e patrimônio, organização de métodos, classificação e registro de dados, coleta de informações, serviços específicos como redação de cartas, memorandos, minutas, dentre outros inerentes ao cargo.

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Atualizado: 30/07/2018 - 11:58

Prefeitura de Chaves PA divulga concurso com 266 vagas

As inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Chaves serão recebidas entre os dias 1º e 15 de agosto. Os salários iniciais chegam a R$ 2,7 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado do Pará, a Prefeitura Municipal de Chaves divulgou um novo edital de concurso público para provimento de 266 vagas do seu quadro de pessoal. Ofertas são para candidatos de todos os níveis de escolaridade. 

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 1º e 15 de agosto, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.rhsconsult.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 50 para ensinos fundamental, médio e técnico e R$ 100 para formação superior. 

O concurso da Prefeitura de Chaves será constituído das seguintes avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e prova de redação e análise de títulos para nível superior, classificatória. 

Marcada para ocorrer no dia 30 de setembro, a prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, legislação municipal, legislação educacional, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

 

Vagas do concurso da Prefeitura de Chaves PA

 

Para quem concluiu o ensino fundamental, as chances são para as funções de almoxarife (1 vaga), auxiliar administrativo (5) e auxiliar de secretaria (7). 

Aqueles que têm o ensino médio e/ou curso técnico podem concorrer para os cargos de professor magistério (30), agente administrativo (5), fiscal de obras e posturas (1), fiscal de tributos (1), técnico agrícola (1), técnico florestal (1), agente de trânsito (2), agente de vigilância epidemiológica (2), agente de vigilância sanitária (2), técnico de saúde bucal (1), microscopista (4), técnico de enfermagem (20) e técnico de laboratório (1). 

Nível superior é requisito para os postos de administrador (1), assistente social (5), biomédico (1), enfermeiro (6), engenheiro agrônomo (1), engenheiro civil (1), médico veterinário (1), nutricionista (1), odontólogo (1), psicólogo (1), fisioterapeuta (1), contador (1), advogado (2), engenheiro ambiental (1), engenheiro florestal (1), técnico pedagógico (5), professor de educação básica I (120), e professor de educação básica II nas disciplinas de matemática (4), português (5), história (4), geografia (4), educação física (5), biologia (4), inglês (3) e artes (3).  

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Chaves partem de R$ 954 e chegam a R$ 2.750. 

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Atualizado: 29/06/2018 - 09:11

Concurso PETROBRAS: SAIU resultado final para 648 vagas

Mais de 110 mil candidatos disputaram postos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 10,7 mil. Prova do concurso da Petrobras foi aplicada em 8 de abril

Diversos Estados

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Fundação Cesgranrio divulgou o resultado final do concurso da Petrobras destinado a preencher 648 vagas (108 imediatas e 540 para cadastro reserva). A classificação pode ser conferida aqui

 

Os 110.092 inscritos realizaram a prova objetiva em 8 de abril, com aplicação em 27 cidades de diversos Estados, além do Distrito Federal. As candidaturas para o processo seletivo foram recebidas até 5 de março.

 

O número inicial de vagas em disputa no certame era de 666, mas foi reduzido com a exclusão do cargo de técnico de segurança júnior, conforme retificação do edital divulgada em 21 de fevereiro.  

APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR 
CURSO CONCURSO PETROBRAS 2018 - DIVERSOS CARGOS
 

A seleção ofereceu oportunidades para candidatos dos níveis médio e superior nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além do polo Nacional. A organizadora é a Fundação Cesgranrio.

 

Vagas – Concurso Petrobras 2018
 

Quem possui ensino médio pôde se candidatar aos cargos técnico de administração e controle júnior, técnico de comercialização e logística júnior, técnico de exploração de petróleo júnior – geologia, técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior, técnico de logística de transporte júnior – controle, técnico de logística de transporte júnior – operação, técnico de manutenção júnior – instrumentação, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – administração, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – mecânica e técnico químico de petróleo júnior. Os salários chegam a R$ 4.513,13.

 

Já para os candidatos com ensino superior completo, as opções foram para as carreiras de enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de equipamentos júnior – elétrica, engenheiro de equipamentos júnior – eletrônica, engenheiro de equipamentos júnior – inspeção, engenheiro de equipamentos júnior – mecânica, engenheiro de meio ambiente júnior, engenheiro de petróleo júnior, engenheiro de processamento júnior, engenheiro de segurança júnior, engenheiro naval júnior, geofísico júnior – física, geofísico júnior – geologia, geólogo júnior e médico do trabalho júnior. O salário básico é de R$ 6.350,99, com garantia de remuneração mínima de R$ 10.726,45.
 

Mais detalhes sobre as provas - Concurso Petrobras 2018
 

As provas objetivas do concurso público da Petrobras foram aplicadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus/ES, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP e Vitória/ES.

 

As avaliações tiveram duração quatro horas para os cargos de nível médio e de quatro horas e meia para os cargos de nível superior. A seleção será válida por um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período. As contratações são no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 


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Apostila PETROBRAS 2018 em PDF 

Apostila completa e de acordo com edital para o cargo de Técnico(a) de Administração e Controle Júnior. Aproveite!

 

Conteúdo programático - Cargos nível médio

 

Língua portuguesa - Interpretação textual. Pontuação: emprego da vírgula. Emprego do acento indicativo de crase. Ortografia (escrita correta das palavras e acentuação gráfica - em conformidade com o novo acordo ortográfico). Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Uso dos pronomes relativos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Uso das palavras: porque, por que, porquê e porquê; que; se; há e a. Classes das palavras e suas funções sintáticas.

Matemática - Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Relações entre conjuntos. Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações de 1º grau. Equações Polinomiais reduzidas ao 2º grau. Equações exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Análise Combinatória: permutação, arranjo, combinação. Eventos independentes. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Trigonometria. Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Analítica: equação da reta, parábola e círculo. Matemática Financeira: capital, juros simples, juros compostos, montante.

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Atualizado: 25/06/2018 - 10:14

Concurso BANPARÁ: saiu RESULTADO final para 119 vagas

Concurso do Banpará preencheu 110 postos de técnico bancário, com exigência de ensino médio e salário R$ 2,1 mil, além de nove oportunidades em cargos de nível superior

94 mil inscritos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Foi publicada nesta segunda-feira (25) a homologação do resultado final do concurso do Banpará (Banco do Estado do Pará). Os candidatos podem conferir a classificação clicando aqui

 

A seleção ofereceu 119 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva. O número total de inscritos foi de 94.256 (confira a concorrência por cargo aqui). 


Destinada a profissionais com ensino médio, a função de técnico bancário disponibilizou 110 vagas, com vencimentos iniciais de R$ 2.192,88.


As oportunidades de nível superior foram para assistente social (1), contador (1), engenheiro civil (1), engenheiro eletricista (1), engenheiro mecânico (1), médico do trabalho (1) e técnico em informática (3). Os salários variam de R$ 3.774,95 a R$ 5.770,90. 

APOSTILA CONCURSO BANPARÁ 2018 - TÉCNICO BANCÁRIO / CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
CURSO CONCURSO BANPARÁ 2018 - TÉCNICO BANCÁRIO / CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

As chances no concurso do Banpará 2018 estão distribuídas entre cinco polos de trabalho. Juntas, as áreas abrangidas totalizam 106 cidades (a lista de municípios pode ser conferida aqui). 


Concurso Banpará 2018: inscrições e provas


As inscrições para o concurso do Banpará foram recebidas até 16 de abril, por meio do site www.portalfadesp.org.br. As taxas custaram R$ 50 (nível médio) e R$ 90 (superior). 

 

Realizada em 6 de maio, a prova objetiva cobrou a resolução de 60 questões de múltipla escolha e foi aplicada em Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. 


O conteúdo programático do concurso do Banpará 2018 englobou língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, matemática, conhecimentos gerais, atendimento e noções de ética, conhecimentos bancários e/ou conhecimentos específicos, a depender da função pretendida.

 
Além do teste objetivo, o processo seletivo teve análise de títulos para os cargos que cobram graduação.

 
De acordo com o edital, o concurso do Banpará terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição.

  

Atribuições do técnico bancário no concurso do Banpará 2018


1. Executar atividades de natureza bancária, administrativa, técnica, financeira e operacional na matriz e demais unidades do Banco, visando à satisfação dos clientes internos e externos e ao alcance das metas da área; 2. Atender e prestar as informações necessárias aos clientes internos, externos e públicos em geral, identificando suas necessidades, executando os serviços solicitados ou encaminhando aos setores responsáveis; 3. Divulgar os produtos e serviços oferecidos pelo Banco e executar atividades relacionadas a eles; 4. Elaborar, emitir e/ou conferir documentos, relatórios, planilhas, demonstrativos técnicos e financeiros, procedendo à interpretação dos dados, garantindo a qualidade das informações fornecidas e subsidiando a tomada de decisão; 5. Organizar, controlar e manter atualizados arquivos, relatórios e demais documentos da área; 6. Proceder a lançamentos contábeis; 7. Realizar atividades com a utilização de computadores, terminais e outros equipamentos disponíveis na unidade; 8. Participar de planos, programas e projetos de estudo em sua área de atuação; 9. Instruir os clientes internos e externos e o público em geral na correta utilização dos canais de relacionamento com o Banco; 10. Efetuar controles internos; 11. Monitorar o desempenho dos produtos, serviços e entregas de sua área de atuação; 12. Responder, em conjunto com a Gerência, pelas metas e entregas de sua área de atuação; 13. Dar suporte à elaboração/atualização dos normativos internos, quando necessário; 14. Dar suporte aos processos de contratação de produtos, serviços e fornecedores em sua área de atuação; 15. Auxiliar a Gerência na elaboração, execução e acompanhamento dos Planos de Ação relacionados à sua área de atuação; 16. Atualizar e manter dados em sistemas informatizados; 17. Manter atualizados os dados dos clientes nos sistemas de cadastro; 18. Cumprir normativos internos e externos relacionados à sua área de atuação; 19. Arquivar, em mídias adequadas, as informações e documentos necessários à execução dos serviços, mantendo-as em local seguro e em bom estado de conservação; 20. Dar suporte para análise de perfil e documentação de clientes, a fim de oferecer os produtos adequados, minimizar riscos e evitar fraudes; 21. Interpretar e acompanhar a aplicação de leis e normas pertinentes a sua área de atuação; 22. Auxiliar a Gerência na resolução dos problemas recorrentes da sua área de atuação; 23. Efetuar atividades externas dentro de sua área de atuação, quando necessário, sob a orientação da chefia; 24. Executar outras tarefas inerentes às atividades operacionais da área de atuação, necessárias aos interesses do Banpará

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Atualizado: 18/06/2018 - 11:26

Câmara de Abaetetuba PA abre concurso para 17 vagas

O processo seletivo para o concurso público da Câmara Municipal de Abaetetuba consistirá em prova objetiva e avaliação de títulos

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Câmara Municipal de Abaetetuba, no Estado do Pará, publicou edital de concurso público visando ao preenchimento de 17 vagas em diversos cargos e áreas de atuação. Há oportunidades para candidatos dos níveis fundamental, médio e superior.

Concurso público na Câmara de Abaetetuba

O concurso público da Câmara Municipal de Abaetetuba oferece vagas de agente de portaria (2 vagas), servente (1), copeira (1), agente legislativo (3), técnico de informática (2), técnico em enfermagem (1), técnico em web designer (1), telefonista / recepcionista (2), advogado (1), contador (1), administrador (1) e analista administrativo (1).

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, com remuneração variando de R$ 937 a R$ 4.138,80.

O processo seletivo consistirá em prova objetiva e avaliação de títulos, sendo que a primeira etapa está prevista para ocorrer no dia 19 de agosto. A validade deste concurso público será de dois anos.

Como se inscrever no concurso público da Câmera de Abaetetuba

As inscrições para o concurso público da Câmara Municipal de Abaetetuba devem ser efetuadas no site www.portalfadesp.org.br até o dia 16 de julho. A taxa de participação custa entre R$ 50 a R$ 80.

Conteúdo programático para cargos de nível médio

LÍNGUA PORTUGUESA - Leitura e interpretação de textos; gêneros e tipos de texto; Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; emprego do sinal indicativo da crase; Estrutura e formação de palavras; Classes de palavras, flexão e emprego; Sintaxe da oração e do período; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Colocação pronominal; Semântica:  sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, conotação e denotação, figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem; Pontuação; Redação oficial: estrutura e organização de documentos oficiais (requerimento, carta, certidão, atestado, declaração, ofício, memorando, ata de reunião, relatório, etc.); expressões de tratamento.

APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE ABAETUBA PA 2018 - AGENTE LEGISLATIVO E DE PORTARIA, SERVENTE E COPEIRA

MATEMÁTICA - Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Unidades de medida: distância, massa e tempo; Situações problema, envolvendo equações e sistema de equações do 1º e 2º graus; Matemática comercial e financeira: razão, proporção, regra de três simples e composta, porcentagem e juros simples; Problemas simples de contagem, de Análise Combinatória e de raciocínio lógico, compatíveis com o nível
Médio; Situações problema, envolvendo problemas elementares de Geometria Plana: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área, semelhança de triângulos relações métricas em um triângulo retângulo; Unidades de medida: comprimento, área, volume, massa e tempo; Tratamento da informação: interpretação de situações apresentadas na forma de tabela ou gráfico.
 
NOÇÕES DE INFORMÁTICA - Conceitos básicos de ambiente Windows e suas funcionalidades:  ícones, atalhos de teclado, janelas, arquivos, pastas, programas, impressão, Word e Excel; Conceitos básicos de Internet e utilização de ferramentas de navegação: browsers, Internet Explorer, correio eletrônico e busca e pesquisa na internet. Noções de serviços: Internet e Intranet; Conceitos básicos de tarefas e procedimentos de informática: organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas.

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Atualizado: 25/05/2018 - 14:46

Concurso LIQUIGÁS: PROVAS confirmadas para domingo (27)

Oportunidades do concurso da Liquigás estão distribuídas entre 20 Estados. As remunerações iniciais oferecidas chegam a R$ 4,8 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A assessoria de imprensa da Fundação Cesgranrio confirmou que as provas objetivas do concurso da Liquigás Distribuidora S.A serão aplicadas neste domingo, dia 27 de maio. O cartão com os locais da avaliação estão disponíveis no endereço eletrônico da banca organizadora: www.cesgranrio.org.br. 

Veja também: Liquigás lança edital de concurso com 1.349 vagas

A prova objetiva versará sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. A avaliação será aplicada nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

O candidato deverá chegar ao local das provas com uma hora de antecedência munido de cartão de confirmação de inscrição, do documento de identidade original e de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. As provas terão duração de três horas para o cargo de nível fundamental completo, quatro horas para nível médio e 4h30 para nível superior. 

Os gabaritos serão divulgados no primeiro dia útil seguinte ao de realização das provas, na página da Fundação Cesgranrio.

 

Mais informações sobre o concurso Liquigás 2018

 

A seleção visa o preenchimento de 794 vagas, sendo 99 imediatas e 695 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. A lotação ocorrerá nos Estados de São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Maranhão, Sergipe e Paraíba.

 

Somente no Estado de São Paulo são oferecidas 219 vagas, distribuídas entre a capital e as cidades de Paulínia, Barueri, Mauá, Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - NÍVEIS FUNDAMENTAL / MÉDIO E SUPERIOR

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para a função de conferente I (2 vagas + 10 CR). O salário inicial é de R$ 1.733,36.

APOSTILAS CON CURSO LIQUIGÁS 2018 - NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO

 

Aqueles que têm o ensino médio e/ou curso técnico estão aptos às carreiras de ajudante de motorista granel I (11 + 55 CR), assistente administrativo I (27 + 205 CR), motorista de caminhão granel I (16 + 100 CR), oficial de manutenção I elétrica (8 + 40 CR), oficial de manutenção I eletrônica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (7 + 45 CR), operador de gás I (1 + 5 CR), técnico de instalações I (3 + 15 CR), técnico de segurança do trabalho I (4 + 25 CR) e técnico químico I (1 + 15 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.


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Cursos para concurso Liquigás 2018

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Para nível superior, as chances no concurso da Liquigás são para profissional de vendas Junior (12 + 115 CR), profissional Junior - administração (4 + 45 CR), profissional Junior - auditoria (1 + 5 CR) e profissional Junior - ciências contábeis (1 + 10 CR). As remunerações variam de R$ 3.583,26 a R$ 4.894,08.

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Atualizado: 23/05/2018 - 12:03

Ipixuna do Pará amplia prazo de concurso com 210 vagas

Concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará reúne chances para mecânico, auxiliar administrativo, motorista, fiscal, técnico em enfermagem, enfermeiro, médico, professor, entre outros cargos

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Ipixuna do Pará, no interior paraense, ampliou até o dia 29 de maio as inscrições do concurso público para preenchimento de 210 vagas imediatas. Os salários variam de R$ 954 a R$ 5.545,61. 

 

Profissionais com nível fundamental incompleto têm chances como mecânico de máquinas pesadas (1 posto) e operador de máquinas leves (2), enquanto aqueles que concluíram tal ciclo escolar estão aptos a concorrer como auxiliar administrativo (59) e motorista de veículos pesados (7).

 

Ensino médio é requisito para agente de vigilância sanitária (1), agente fiscal de legislação e tributos (3), fiscal de meio ambiente (1), técnico em agropecuária (1), técnico em enfermagem (27) e técnico em higiene dental (2) - as três últimas também cobram formação técnica.

 

Há chances de nível superior para assistente social (3), enfermeiro (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), médico clínico geral (2), odontólogo (2), psicólogo (1), professor de geografia (2) e professor pedagógico (93).

 

Concurso Prefeitura Ipixuna do Pará: inscrições e provas

 

O concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará é organizado pelo Instituto Vicente Nelson. A banca recebe inscrições por meio do site www.ivin.com.br. As taxas vão de R$ 75 a R$ 85.

 

O processo seletivo envolverá prova objetiva para todos os cargos, em 23 e 24 de junho, e avaliação de títulos para vagas de nível superior, com recebimento dos documentos de 23 a 25 de julho.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do auxiliar administrativo no concurso da Prefeitura de Ipixuna do Pará

 

Executar atividades de apoio administrativo nas áreas de secretaria, organização de documentos, arquivos, recepção e orientação ao público, protocolo, operação de máquinas copiadoras, coleta e entrega de documentos externamente, abertura e fechamento de dependências dos prédios públicos, atendimento da comunidade e serviços afins.

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Atualizado: 23/05/2018 - 11:49

São João do Araguaia/PA prorroga inscrições de concurso

O concurso da Prefeitura de São João do Araguaia conta com 187 vagas, que estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Ganhos de até R$ 4,4 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de São João do Araguaia, no Estado do Pará, prorrogou até o dia 4 de junho as inscrições do concurso público destinado a preencher 187 vagas, sendo seis reservadas a pessoas com deficiência. A oferta salarial varia de R$ 954 a R$ 4.449,17.

 

Estão em disputa cargos de nível fundamental incompleto para auxiliar operacional (2 postos), eletricista (1), mecânico geral (1), motorista CNH "B" (1), motorista CNH "D" (9), operador de máquinas pesadas (3), servente (37) e vigia (30). Já quem concluiu tal ciclo escolar tem chances como agente comunitário de saúde (5), agente de combate a endemias (1), auxiliar administrativo (28) e auxiliar de consultório dentário (3).

 

Ensino médio é requisito para agente de vigilância em saúde (3), agente administrativo (5), digitador (6), fiscal de terras (1) e fiscal de tributos (1).

 

Além de segundo grau, as carreiras de técnico agrícola (1), técnico em enfermagem (11), técnico em informática (1), técnico em laboratório (1) e técnico em radiologia (1) exigem formação técnica.

 

Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de São João do Araguaia para assistente social (2), bioquímico (1), enfermeiro (4), médico clínico geral (5), nutricionista (2), odontólogo (1), procurador municipal (1) e professor nas áreas de ciências da natureza (1), geografia (1), inglês (1), matemática (1), português (2) e magistério - zona rural (13).

 

Concurso Prefeitura São João do Araguaia 2018: inscrições e provas

 

Com taxas entre R$ 54 a R$ 99, as inscrições para o concurso da Prefeitura de São João do Araguaia devem ser realizadas mediante cadastro no site da banca Inaz do Pará (www.paconcursos.com.br).

 

A seleção terá prova objetiva para todos os cargos, em 29 de julho, além de avaliação de títulos apenas para vagas de nível superior, com envio dos documentos à empresa organizadora entre 18 e 20 de julho.

 

De acordo com o edital, a validade do concurso da Prefeitura de São João do Araguaia será de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do servente no concurso da Prefeitura de São João do Araguaia

 

Efetuar limpeza em prédios, pátios, salas, banheiros, vestiários, cozinhas e outros locais, varrendo, tirando poeira, encerando, lustrando móveis, lavando vidraças e instalações, arrumando armários e estantes, executar a higienização e desinfecção em salas, moveis, objetos e outros equipamentos, coletar e adicionar o lixo, lavar, secar, passar e efetuar pequenos concertos em peças de roupa, controlar e distribuir roupas, escovas e creme dental, quando da execução de programas aos quais estejam eventualmente ligado (a). Cozinhar quando necessário e servir alimentação aos estudantes.

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Atualizado: 11/05/2018 - 15:39

Santarém Novo/PA tem concurso com inscrições abertas

A participação no concurso da Câmara Municipal de Santarém Novo deverá ser garantida até o dia 18 de maio

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Santarém Novo, localizada no Estado do Pará. A seleção visa o provimento de nove vagas do seu quadro de efetivo.

 

Aqueles que têm o ensino fundamental completo podem se inscrever para as funções de auxiliar de serviços gerais (2 vagas), servente (2) e vigia (2). O salário inicial é de R$ 960.

 

Para ensino médio completo, as chances são para os cargos de secretário legislativo (1) e tesoureiro (1). Os respectivos vencimentos são de R$ 1.000 e R$ 1.600.

 

Candidatos que têm o nível superior estão aptos à carreira de controlador interno (1). A remuneração é de R$ 2.000.

 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através da página eletrônica do Instituto Ágata (www.institutoagata.com.br). A ficha cadastral estará disponível no site até o dia 18 de maio. O valor da taxa de participação é de R$ 40 para todos os empregos.

 

O concurso da Câmara de Santarém Novo será constituído das seguintes fases: provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para o emprego de controlador interno, apenas classificatória.

 

A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha, que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos.

 

Com três horas de duração, o exame será aplicado no município de Santarém Novo/PA no dia 17 de junho, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site do Instituto Ágata em momento oportuno.

 

 

Atribuições dos cargos de nível médio da Câmara de Santarém Novo/PA

 

 

Secretário Legislativo - I - assessorar as atividades dos vereadores, em plenário; II - organizar o sistema de tramitação de papéis, documentos e procedimentos relativos ao suporte legislativo da câmara municipal; III - organizar o sistema de referência e de índices necessários à pronta localização de documentos; IV - auxiliar na redação de projetos de lei, resoluções, decretos legislativos, portarias e demais atos e documentos legais; V - informar procedimentos administrativos, encaminhando-os às unidades competentes; VI - participar do processo seletivo de papéis e documentos a serem eliminados, de acordo com as normas que regem a matéria; VII - realizar, quando solicitado, a transcrição e supervisão das gravações das atas de reuniões das comissões e das sessões plenárias; VIII - executar serviços administrativos de maior complexidade sempre que necessário; IX - realizar serviços de natureza administrativa e burocrática relacionadas ao suporte legislativo; X - Executar outras atividades correlatas.

 

Tesoureiro - I - superintender e executar todos os trabalhos pertinentes à tesouraria da câmara e outros que forem determinados pela mesa da câmara ou pela presidência. II - processar os dados financeiros e demais documentos pertinentes à tesouraria; III - planejar, organizar, coordenar e executar as atividades de administração financeiro-orçamentário, compreendendo tesouraria, patrimônio, licitações, compras, almoxarifado, prestação de contas e sortimento de material; IV - promover a preparação dos elementos necessários ao pagamento de pessoal. 
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