MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso para Guarda Municipal está suspenso

O edital oferece mil vagas ao cargo de Guardo Municipal com remuneração de R$ 1.207,83.

Redação
Publicado em 04/07/2008, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O edital publicado nesta semana para o concurso público que oferece mil vagas ao cargo de Guarda Municipal está suspenso por não atender às exigências do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro. 

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), para o procurador do Trabalho Wilson Prudente, as cláusulas contestadas no edital anterior não sofreram as devidas alterações e, portanto, continuam a ser consideradas inconstitucionais e discriminatórias. 

Em setembro do ano passado, o concurso da Guarda Municipal foi cancelado após o MTP ter questionado requisitos do edital. Entre os pontos considerados polêmicos estavam a exigência de no mínimo 20 dentes, impedimento de obesos, magérrimos, portadores de cicatrizes e a não reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Segundo a análise feita pelo procurador, o novo edital mantém cláusulas consideradas inconstitucionais tais como a não reserva de vagas para pessoas com deficiência. A Guarda Municipal baseia-se na Lei Municipal nº 2.111/94, que estabelece que não serão reservados cargos ou empregos às carreiras que exigem aptidão plena dos candidatos. “Essa norma municipal é inconstitucional e fere o artigo 37, inciso VIII, da Constituição”, afirma Prudente.

Outro ponto questionado no edital anterior e mantido no novo texto trata do impedimento de pessoas com cicatrizes, inclusive decorrentes de cirurgia.

Além disso, as inscrições só podem ser feitas pela internet, o que na visão do procurador caracteriza uma medida excludente e que precisa ser revista para atingir uma parcela de eventuais candidatos que não têm acesso à internet. Isso porque apesar da inclusão digital ter aumentado nos últimos anos, a realidade comprova que muitos ainda não têm acesso à rede mundial de computadores.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Prefeitura

Prefeitura
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: Prefeitura do Rio de Janeiro
Estados com Vagas: RJ

+ Agenda do Concurso

04/07/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.