Tudo Sobre

Concurso Polícia Penal CE

Concurso Polícia Penal CE: com carreira criada, novo edital pode ser publicado

Publicada proposta de emenda a Constituição que permite realização do concurso polícia penal CE. Oferta de vagas ainda será confirmada



Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/08/2020, às 12h32 - Atualizado às 15h16

Concurso Polícia Penal CE: viaturas da Secretaria de Administração Penitenciária CE
Carlos Gibara e Thiara Montefusco

O primeiro concurso Polícia Penal CEjá pode ser realizado. Acontece que foi aprovada, no último dia 13 de agosto, a proposta de emenda à constituição que cria a carreira no estado. Agora, o próximo passo é a sanção por parte do governador Camilo Santana, que deve ocorrer nos próximos dias.  Com isto, o primeiro processo seletivo  para a nova carreira já poderá ter seus planejamentos iniciados. As condições para ingresso, remunerações e vagas para a seleção ainda deverão ser confirmados. Novas informações devem ser anunciadas em breve

Com a mudança, aproximadamente 3.700 agentes de segurança penitenciários do estado poderão ser adaptados para a função.

A  carreira de policial penal se deve à emenda constitucional 104, de 2019, oriunda da proposta de emenda à Constituição (PEC) 14/2016, do Senado, que cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal. 

Com a emenda, o quadro das polícias penais passou a ser formado pela transformação dos cargos de carreira dos  agentes penitenciários ou carreiras equivalentes, além da realização de novos concursos. 

A polícia penal fica vinculada ao respectivo órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer

Concurso Polícia Penal CE: saiba como foi a última seleção

O último concurso polícia penal CE ocorreu em 2017, ainda como agente de segurança penitenciária. Na ocasião, a oferta foi de 1.000 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto AOCP.

Do total de postos, 850 foram para homens e 150 para mulheres. A exigência para ingresso foi de ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.747,29.

A seleção foi composta de provas objetivas, exames médicos, toxicológicos e odontológicos, avaliação psicológica, investigação social e funcional, além de curso de formação.

A prova objetiva contou com 60 questões, sendo 12 de língua portuguesa, 6 de noções de informática, 10 de noções de direito, 10 de direitos humanos e cidadania, 10 de legislação especial e 12 de conhecimentos específicos.   

 

 

  

+ Resumo do Concurso Polícia Penal CE

SAP CE - Secretaria de Administração Penitenciária Ceará
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Agente de Segurança
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: CE

concursosconcursos ce (ceará)concursos 2020provas anteriores

Comentários

Mais Lidas