Nível médio

Valentim Gentil SP divulga concurso com 29 vagas

Todas as chances na prefeitura são destinadas ao cargo de agente comunitário de saúde. Inscrições serão recebidas entre os dias 20 e 30 de agosto

0,00(0.0%)0 voto(s)

Patricia Lavezzo
Publicado em 15/08/2018, às 10h26

No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Valentim Gentil divulgou um novo edital de concurso público para preenchimento de 29 vagas temporárias para o cargo de agente comunitário de saúde. De acordo com o edital, os candidatos aprovados constarão de cadastro reserva, cujo aproveitamento se fará de acordo com as necessidades da administração.

Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio, além de residir na área da comunidade em que irá atuar desde a data de publicação do edital. O salário inicial é de R$ 1.014,52, para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

Entre as atribuições do posto, estão: atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da educação popular em saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital estadual ou federal; entre outras. 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através da página eletrônica www.institutoimagine.com.br, entre os dias 20 e 30 de agosto. O valor da taxa de participação é de R$ 30 e o seu pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária até um dia útil após o encerramento do prazo. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter classificatório. Ela contemplará 30 questões de múltipla escolha, sendo dez de conhecimentos gerais (português e matemática) e 20 de conhecimentos específicos. 

A avaliação contará com duração máxima de duas horas e trinta e será aplicada no município de Valentim Gentil/SP no dia 14 de outubro, em locais e horários a serem comunicados em momento oportuno. 

Conteúdo programático completo

Língua portuguesa - leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Significação das palavras no contexto. Uso do hífen.

Matemática - operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.
Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juros simples e compostos. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema.

Conhecimentos específicos - conceito de saúde. Conceito e estratégias de promoção de saúde. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Conceito de comunidade e controle social. Principais indicadores de saúde. Medidas de saneamento básico. Construção do diagnóstico de saúde da comunidade. O agente de saúde e o acompanhamento da gestante e da criança. O papel do agente de saúde nas ações de controle de diversas doenças. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Idoso. Ética. BRASIL. Constituição Federal de 1988 - capítulo II, Seção II, artigos 196 a 200. BRASIL. Emenda Constitucional nº29. BRASIL. Lei Federal 8080, de 19/09/1990. Dispõe sobre o Sistema Único de Saúde. BRASIL. Lei Federal 8.142, de 28/12/1990. Dispõe sobre o controle social e define critérios de repasse financeiro no Sistema Único de Saúde BRASIL. Ministério da Saúde. GM. Portaria nº 2.203/96 Norma Operacional Básica (NOB-SUS) 01/06; BRASIL. MS. GM. Portaria nº 373/02. Norma Operacional de Assistência à Saúde do Sistema Único de Saúde BRASIL. Ministério da Saúde; Portaria MS GM 399, 22/02/2006, Diretrizes para o Pacto pela Vida, em defesa do SUS BRASIL. Ministério da Saúde; Portaria MS GM 699, 30/03/2006, Regulamenta as Diretrizes do Pacto pela Vida e de Gestão 2010-06-08.

Sobre Prefeitura Valentim Gentil

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas