O concurso para professor indígena da SEC/BA (Secretaria da Educação do Estado da Bahia) será aberto no dia 28 de fevereiro de 2019. O certame visa o preenchimento de 190 vagas, além de formação de cadastro reserva, do quadro de temporários do órgão.
O salário inicial oferecido é de R$ 1.014,35, acrescido de auxílio-transporte. Para concorrer ao cargo é necessário possuir as seguintes exigências:
- ser indígena e pertencer, prioritariamente, a etnia da aldeia onde deverá exercer as suas atividades, comprovada no ato da contratação, mediante autodeclaração de sua identidade étnica indígena e declaração de reconhecimento dessa identidade, pelo grupo ao qual pertence, expedida pelo líder da comunidade (cacique e/ou conselheiros da aldeia) onde funciona a unidade escolar na qual deverá exercer as suas atividades;
- possuir conhecimento dos processos de produção e dos processos econômicos próprios da comunidade e dos métodos de ensino-aprendizagem para que possa desenvolver a interlocução cultural e a prática da cidadania, comprovado mediante declaração expedida pelo líder da comunidade (cacique e/ou conselheiros da aldeia) onde funciona a unidade escolar na qual deverá exercer as suas atividades;
- possuir titulação de nível médio com formação em magistério indígena ou formação em nível médio na modalidade normal ou equivalente.
Etapas do concurso da SEC BA
As inscrições serão recebidas até o dia 9 de março de 2019, exclusivamente pela internet, através do site www.selecao.uneb.br/profindigena. Não serão cobradas taxas de participação.
O concurso da SEC/BA será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de linguagem, cinco de matemática, dez de sociedade e natureza e 15 de conhecimentos específicos.
O exame será aplicado no dia 31 de março de 2019 em seis cidades do interior da Bahia: Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha, Eunápolis, Itabuna, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas.
Atribuições do professor indígena
- participar da elaboração de currículos e programas de ensino específicos para as escolas indígenas;
- colaborar na produção de material didático científico para as escolas indígenas;
- ministrar o ensino de forma bilíngue, ensinando a língua da etnia dos alunos como segunda língua na comunidade em que o português for utilizado como primeira língua;
- auxiliar na identificação dos processos históricos de perda linguística e sugerir ações, com vistas à preservação da língua da etnia dos alunos;
- colaborar na condução do processo de estabelecimento de sistema ortográfico da língua tradicional de sua comunidade;
- colaborar na realização de levantamentos étnico-científicos e sócio-geográficos do respectivo povo indígena;
- participar do planejamento e da execução das ações pedagógicas na unidade escolar indígena;
- acompanhar o processo de implantação das diretrizes da SEC, relativas à avaliação de aprendizagem e dos currículos, orientando e intervindo junto aos professores e a comunidade quando solicitado e/ou necessário;
- estimular, articular e participar da elaboração de projetos especiais junto à comunidade escolar indígena; entre outras.
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