MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso Sefaz RJ: comissão para 195 vagas já começa a ser constituiída

Concurso Sefaz RJ (Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro) contará com oportunidades para auditores e analistas de nível superior

Concurso Sefaz RJ: comissão para 195 vagas já começa a ser constituiída
Concurso Sefaz RJ: sede da Sefaz RJ: Google Maps
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/12/2023, às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A comissão organizadora do novo concurso Sefaz RJ (Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro) já começou a ser constituída. A confirmação ocorreu nesta sexta-feira, 15 de  dezembro, com a publicação, no diário oficial, da ata da 241 reunião extraordinária  do Conselho Superior da Fiscalização Tributária, realizada em 10 de agosto. Durante a reunião também foi reforçada a necessidade de inclusão de questões sobre conhecimentos específicos para a área de tecnologia da informação, no caso de auditores. Em outubro, o órgão confirmou que o edital deve ser publicado no primeiro semestre de 2024.

Ao todo, a Sefaz RJ oferecerá 195 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • analista de finanças públicas - 150 vagas
  • auditor fiscal da receita estadual - 45 vagas

Para os dois cargos é necessário possuir formação de nível superior para concorrer.

No caso de auditor, no último concurso realizado para o cargo, em 2013, a remuneração inicial foi de R$ 13.186,76. Os iniciais atualizados para as duas carreiras ainda deverão ser confirmados.

Concurso Sefaz RJ: veja publicação oficial

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDACONSELHO SUPERIOR DE FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIAATA DA 241ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

Aos dez dias de agosto de 2023, no gabinete do Secretário de Estado de Fazenda, à Av. Presidente Vargas, nº 670, 19º andar, nesta Capital, às 17:30 horas, sob a presidência do Dr. Leonardo Lobo Pires, titular da referida Pasta, e presentes os Conselheiros Norberto Argilêo Ribeiro da Silva, José Ricardo Martino e Silva, Marcos Spencerde Oliveira Maia, Alexandre Mello Telles de Menezes, Vera Lúcia Marques de Freitas, Flávio Esteves Ferreira e Vanessa Huckleberry Portella Siqueira, foi aberta a ducentésima quadragésima primeira reunião extraordinária do Conselho Superior de Fiscalização Tributária - CSFT.

Presentes, como convidados, o Subsecretário-Geral Gustavo Tillmann,o Subsecretário do Tesouro Bruno Schettini Gonçalves e o Chefe deGabinete Pedro Augusto do Valle Barbosa. Iniciou-se com o primeiro item da pauta - concurso público. O Subsecretário do Tesouro Bruno Schettini Gonçalves discorreu sobre as tratativas com o Ministério Público para firmar um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em substituição ao firmado anteriormente em 2018. O novo TAC, já homologado judicialmente, prevê a realização de concurso público para provimento do cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, devendo ser enfatizada, na seleção dos candidatos, a cobrança por conhecimentos específicos da área de tecnologia da informação. O Termo homologado prevê igualmente a realização de concurso público para ocargo de Analista, razão pela qual se propôs que fosse formada uma única comissão organizadora. O Conselheiro Marcos Spencer de Oliveira Maia apontou a necessidade de lotação de Auditor Fiscal em outras áreas da Fazenda. O Presidente Dr. Leonardo Lobo Pires ponderou que a melhoria nos sistemas informatizados resulta em maior eficiência no trabalho e permite a realocação de Auditores para suprir outras carências. O Conselheiro Alexandre Mello Telles de Menezes destacou a competência legal do Conselho para organizar o concurso público para provimento do cargo de Auditor Fiscal, e o Conselheiro Flávio Esteves Ferreira ressaltou que não houve participação do Con-selho na elaboração do TAC. O Conselheiro Alexandre Mello Telles de Menezes relatou haver déficit no quadro de apoio das repartições fiscais, tendo o Chefe de Gabinete Pedro Augusto do Valle Barbosa informado que o assunto está sendo tratado em um grupo de trabalho à parte.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Sefaz RJ foi realizado em 2013, com uma oferta de 50 vagas para o cargo de auditor fiscal da receita estadual – 3ª categoria. A banca, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Para participar foi necessário possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de ensino superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O processo seletivo foi composto por duas provas, de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira prova contou com 100 questões distribuídas da seguinte forma:

  • língua portuguesa -20 questões
  • língua inglesa - 10 questões
  • administração e informática - 26 questões
  • contabilidade geral, contabilidade de custos e auditoria -20 questões
  • direito constitucional, direito administrativo, direito civil e direito penal - 24 vagas

Na segunda também foram 100 perguntas:

  • direito empresarial – comercial - 12 questões
  • economia e finanças públicas - 18 questões
  • matemática financeira, estatística e raciocínio lógico - 24 questões
  • direito tributário, legislação tributária e legislação das receitas não tributárias -46 questões
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Sefaz RJ 2024

Sefaz RJ - Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro
Vagas: 195
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Auditor Fiscal, Analista
Áreas de Atuação: Fiscal
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: RJ

concursosconcursos 2024concursos rj (rio de janeiro)provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.