Seguem abertas até 17 de maio as inscrições do concurso para juiz substituto do TJ/SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo). A seleção oferece, ao todo, 276 vagas, sendo 55 reservadas a negros e 14 a pessoas com deficiência.
Podem concorrer profissionais que possuem graduação em direito há, no mínimo, três anos, além de experiência em atividade jurídica pelo mesmo período. O salário inicial é de R$ 24.818,71.
Concurso TJ/SP: como se inscrever
As
inscrições para o
concurso do TJ/SP devem ser realizadas pelo
site da Vunesp (
www.vunesp.com.br), banca responsável pela organização do processo seletivo.
A taxa de participação custa R$ 248,18 - a isenção do pagamento pôde ser requerida, até 19 de abril, por estudantes de curso pré-vestibular, graduação ou pós-graduação com remuneração inferior a dois salários mínimos ou que estivessem desempregados.
Provas do concurso do TJ/SP para juiz substituto
A seleção dos inscritos no
concurso do TJ/SP envolverá: prova objetiva; prova escrita; sindicância da vida pregressa e investigação social; exames de sanidade física e mental; avaliação psicológica; prova oral; e análise de títulos. Todas as etapas ocorrerão na capital paulista.
CURSO ONLINE TJSP - JUIZA prova objetiva, marcada para 25 de junho, a partir das 9h, será composta por 100 questões de múltipla escolha, abordando conteúdos nas áreas de direito: civil, processual civil, do consumidor, da criança e do adolescente, penal, processual penal, constitucional e eleitoral, empresarial, tributário, ambiental e administrativo.
Em todas as etapas, a confirmação das datas, horários e locais de aplicação será divulgada, oportunamente, nas páginas eletrônicas do tribunal (
www.tjsp.jus.br) e da Vunesp.
O
concurso do TJ/SP para
juiz terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão, conforme prevê o edital, disponível para consulta entre os anexos da notícia.
Dicas para o concurso de juiz do TJ/SP
Para auxiliar na preparação dos candidatos para o
concurso do TJ/SP, o professor de direito processual civil do CERS Cursos Online, Mauricio Cunha, reuniu algumas dicas que considera importantes:
- São 276 vagas, mas o candidato não deve se importar com o número. Lembre-se sempre que você concorre com você mesmo.
- Os candidatos podem ficar otimistas pelo fato do edital ter o prazo de um mês (de 17 de abril a 17 de maio) para o cadastramento do concurseiro. Assim, se houver mais de 1.500 inscritos, os 450 candidatos que obtiverem as maiores notas após o julgamento dos recursos irão para a segunda etapa.
- Outra mudança importante foi à diminuição de itens no edital deste ano. Hoje são 30 itens, já no último certame, eram 33.
- As disciplinas exigidas serão: direito civil, direito processual civil, direito do consumidor e direito da criança e do adolescente.
- Para garantir que o concurseiro passe para a segunda fase é imprescindível estudar o edital. Nele, o candidato deve saber as normas das leis do novo Código Processo Civil (CPC), como a Lei n° 13.105, 13.256, entre outras.
O professor explica alguns dos principais pontos do edital:
- Vale estudar a interpretação da norma processual no tempo e no espaço. Já na parte de escopos do processo e instrumentalidade do trabalho, o candidato poderá ler as obras do professor Cândido Rangel Dinamarco e da jurista Ada Pellegrini Grinover para a prova dissertativa.
- Neste edital, o TJ/SP se preocupou em realizar um conteúdo programático totalmente adaptado ao novo CPC, de 2015.
- Um tema recorrente nas provas é a jurisdição. Atualmente, o conceito não é mais aquele conceito tradicional que aprendemos no ramo acadêmico.
- O professor também recomenda estudar os 11 artigos que tratam dos conciliadores e mediadores.
Siga o JC Concursos no Google NewsSobre Vunesp
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.