Para concorrer é necessário possuir superior em Direito ou dez anos de exercício notarial. Remuneração corresponde aos lucros da unidade
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) divulgou o edital do seu concurso para o cargo de notário, que corresponde à concessão de cartórios públicos. Ao todo estão sendo oferecidas vagas para 217 unidades cartoriais, sendo 150 para ingresso e 67 para remoção, ou seja, para quem já exerce a atividade e pretende mudar de unidade. Para ingresso, as exigências são possuir nível superior em Direito ou dez anos de função em serviço notarial ou de registros, completos até a data de inscrição. Para remoção é necessário exercer o cargo há, no mínimo, dois anos. A remuneração dos aprovados corresponde aos lucros do cartório, descontadas eventuais taxas devidas ao governo.
As inscrições serão recebidas a partir de 27 de janeiro, somente pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Fundação Vunesp, que é www.vunesp.com.br, com prazo até 7 de março. Tanto para ingresso quanto para remoção, as vagas estão distribuídas por sete agrupamentos de unidades. Desta forma, o interessado deve optar por uma das sete opções. Também é possível fazer inscrição para mais de um grupo, bem como para as duas modalidades de participação (ingresso e remoção), desde que seja paga a taxa separadamente. O valor é de R$ 140 por grupo ou modalidade de inscrição. Os interessados também poderão efetuar as inscrições nas unidades do Poupatempo e Infocentros, que oferecem internet gratuitamente, pelo programa Acessa São Paulo. Quem deixar para o último dia deve ficar atento ao horário, uma vez que o pagamento deve ser feito por meio de boleto bancário.
REDUÇÃO DE TAXA
O concurso conta com a possibilidade de redução de 50% da taxa para quem estiver matriculado em cursos de nível superior, pós-graduação ou curso pré-vestibular, desde que esteja desempregado ou recebendo até dois salários mínimos. Neste caso, os pedidos devem ser feitos somente nos dias 27 a 29 de janeiro, na página eletrônica da Vunesp. Além disso, até o dia 29, o comprovante de solicitação deve ser encaminhado por Sedex para a organizadora, juntamente com documentos que comprovem as condições necessárias para o benefício. O envelope deve conter “Ref. Redução do valor de ingresso – 9 Concurso de cartórios”, enviado para a Rua Dona Germaine Burchard, 515, Água Branca, CEP 05002-062. Os documentos deverão ser recebidos pela organizadora até dia 30 para ser aceitos.
LEIA TAMBÉM
O processo de seleção contará com provas objetivas, avaliação escrita e prática, exame oral e análise de títulos. Os exames serão diferentes para ingresso e remoção, em dias específicos, que ainda serão divulgados pelo órgão. As provas versarão sobre registros públicos e notarial, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, direito comercial, conhecimentos gerais e língua portuguesa.
Siga o JC Concursos no Google NewsCriada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.
TJ
Vagas: 217
Taxa de inscrição:
140,00
Cargos: Notário de cartório
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Vunesp
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.